Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Campus Virtual de Saúde Pública

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção dos enfermeiros na prevenção das complicações no pós-operatório de prostatectomia / Perception of nurses in prevention complications in the postoperative period of prostatectomy

Carvalho, Carlos Augusto de; Lima, Laryssa Agnes Barboza de; Carneiro, Lucilla Vieira; Macêdo, Natália do Nascimento; Nascimento, Neyce de Matos.
Nursing (Säo Paulo); 20(233): 1865-1869, out.2017.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: bde-31607
O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos enfermeiros na prevenção das complicações no pós-operatório deprostatectomia. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida com enfermeiros, realizadaem um hospital do município de João Pessoa/PB. Para seleção da amostra, foram definidos como critérios de inclusão ser enfermeiro,trabalhar no cuidado a pacientes prostatectomizados, estar de plantão no serviço no momento da aplicação do questionário, sendoexcluídos enfermeiros de outras especialidades, enfermeiros com atuação na especialidade há menos de um ano, enfermeiros quenão concordaram em participar da pesquisa. A análise dos dados oriundos das entrevistas ocorreu com base na técnica de análise deconteúdo proposto por Bardin. As análises realizadas no estudo identificaram que é inexorável um conhecimento técnico-científico dosprofissionais que prestam assistência a pacientes cirúrgicos, bem como conhecer as formas de prevenção de possíveis complicações pósoperatóriasna perspectiva de uma assistência de qualidade.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.1