Your browser doesn't support javascript.

Virtual Health Library

Virtual Campus of Public Health

Home > Search > ()
XML
Print Export

Export format:

Export

Email
Add more contacts
| |

Fascículo 1: Microscopia I - descobrindo um mundo invisível

Cláudia L. S. ; Coutinho; Cláudia M.L.M. ; Paiva; Maurício M. ; Araújo-Jorge; Mendes; Tania C. ; Cardona; Tania S.; Laboratorio de Biologia Celular.
Open Educational Resources in Portuguese | CVSP - Brazil | ID: cfc-198019
Fascículos destinados a professores do Ensino Fundamental e Médio com sugestões de atividades nas áreas de biociências e saúde, com especial ênfase nos primeiros volumes para biologia celular e dengue.
A série de fascículos "Com Ciência na Escola" é uma publicação do setor de inovações  educacionais do laboratório de biologia celular, vinculado ao departamento de ultra-estrutura e biologia celular do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz.
Os diversos fascículos se dispõem a auxiliar técnica e cientificamente o desenvolvimento de experimentos participativos em salas e laboratórios nas escolas. Apresenta sugestões de atividades práticas, com observação e experimentação, para introduzir a construção de conceitos básicos de biologia com alunos.
Convidamos alunos e professor a participar ativamente da investigação cientifíca e compreender de maneira simples, diversas questões que envolvem fenômenos biológicos.
Os fascículos poderão servir como guia para atividades; porém, mais importante que seguí-los à risca e criar condições para que a investigação cientifíca aconteça de maneira agradável livre e criativa.
Com quatro atividades educativas, este fascículo apresenta o microscópio e o mundo invisível a que ele dá acesso. As atividades ensinam as propriedades do instrumento, seu funcionamento, os cuidados necessários à utilização e os preparativos para a observação de materiais simples.
O microscópio age como um complemento do olho, permitindo-nos distinguir objetos 10 mil vezes menores do que 1 (um) milímetro. Descobrir como e porque as lentes aumentam, descobrir que a capacidade de aumento de um microscópio depende do seu conjunto de lentes e compreender assim o poder de resolução do microcópio.