Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Campus Virtual de Saúde Pública

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudos de caso sobre a implementação da Estratégia de Saúde da Família em quatro grandes centros urbanos - Belo Horizonte (MG)

1GIOVANELLA, Ligia; 2MENDONÇA, Maria Helena Magalhães de; 3ESCOREL, Sarah; 4ALMEIDA, Patty Fidelis de; 5ANDRADE,Carla Lourenço Tavares de; 6SENNA, Mônica de Castro Maia; 7FAUSTO, Márcia Cristina Rodrigues; 8DELGADO, Mônica Mendonça; 91MARTINS, Maria Inês Carsalade; 92CUNHA, Marcela Silva da.
Recursos Educacionais Abertos em Português | CVSP - Brasil | ID: cfc-181830
Foram realizados estudos de caso em quatro grandes centros urbanos com experiências consolidadas de implementação da Estratégia Saúde da Família, empregando uma estratégia de pesquisa sustentada em diversas fontes e

métodos:

entrevistas com gestores e gerentes municipais para estudo qualitativo (77), inquérito com questionários autopreenchidos à amostra de profissionais das equipes de saúde da família (1.336) e aplicação de questionários a uma amostra representativa de famílias cadastradas entrevistadas em seus domicílios (3.311). A pesquisa de campo nas quatro grandes cidades com cobertura maior de 60% da população pela Estratégia Saúde da Família selecionadas (Aracaju, Belo Horizonte, Florianópolis e Vitória) foi realizada entre maio e setembro de 2008, os dados digitados e revisados entre agosto e novembro, as análises realizadas e os relatórios elaborados de junho de 2008 a março de 2009. Este relatório apresenta resultados do estudo de caso em Belo Horizonte para avaliação da estratégia de atenção primária a partir da perspectiva de profissionais de saúde, gestores e usuários. Os eixos de análise selecionados (integração e intersetorialidade) permitem avaliar a contribuição da Estratégia Saúde da Família (ESF) na construção de um sistema de saúde orientado pela APS, distinta de uma concepção focalizada e seletiva. Os estudos realizados indicam as potencialidades da Estratégia SF ser implementada em uma perspectiva de APS abrangente condicionada por adaptações locais do modelo e ampliação dos recursos assistenciais. Por sua vez, a atuação intersetorial para se efetivar incorre em iniciativas mais gerais do executivo municipal que respaldem as ações locais das equipes. Arquivo disponível para leitura e/ou download no ícone ao lado. Arquivo disponível para leitura e/ou download no ícone ao lado.