Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Campus Virtual de Saúde Pública

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nanomateriais, toxicidade e trabalho

Waissmann; William; Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.
Recursos Educacionais Abertos em Português | CVSP - Brasil | ID: cfc-196971

Exposição de William Waissmann, pesquisador da ENSP, durante a 2ª Jornada Internacional de Saúde Ocupacional e Ambiental e I Congresso Peruano de Medicina Ocupacional e Ambiental, realizado no Peru no período de 18 a 20 de setembro de 2013. (Participação virtual, em uma iniciativa inédita da ENSP/Fiocruz do pesquisador William Waissmann e da médica Fátima Viegas, da Fundacentro, exibida na 2ª Jornada Internacional de Saúde Ocupacional e Ambiental e I Congresso Peruano de Medicina Ocupacional e Ambiental, realizados de 18 a 20 de setembro de 2013, no Peru. Local da gravação Sala de aula do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana - Cesteh /Fiocruz).

O professor da ENSP, William Waissmann, falou da relação entre nanomateriais, toxicidade e trabalho. Destacou que, entre 2000 e 2009, foram publicados mais de 30 mil artigos sobre a temática "nanotecnologia e saúde", em 116 países, mostrando o crescente interesse de pesquisadores sobre a área, além do aumento de patentes de novos produtos destinados ao mercado comum. Apresentou alguns resultados de investigações científicas sobre problemas de saúde causados por nanopartículas, tais como nanotubos de carbono e seus efeitos ao DNA humano, na possível formação de granulomas e mesotelioma, no aumento da capacidade de inflamação dos tecidos, além de possíveis efeitos pulmonares e extrapulmonares. Existem mais de 120 mil substâncias registradas nos EUA para uso comercial à base de nanotecnologia, e menos de 8 mil completaram testes toxicológicos de longa duração. Como saberemos o que é ou não realmente seguro para nós? Para o pesquisador, os países devem ampliar as pesquisas envolvendo a nanotecnologia e a saúde humana, principalmente nos processos de trabalho, uma vez que se tem verificado o aumento de doenças correlacionadas a essas novas tecnologias. É inegável o potencial que a nanotecnologia traz em termos tecnológicos, nos avanços da saúde, principalmente na evolução de tratamentos terapêuticos para a população em geral. É preciso pensar a longo prazo nos riscos que corremos desnecessariamente por conta do desconhecimento que essas nanopartículas podem trazer.

link do youtube http//www.youtube.com/watch?v=BOcY4V6OEJQ

Arquivos disponiveis para leitura, vídeo e/ou download no link 

<h3 style="margin0cm;margin-bottom.0001pt;

background:

white">biblioteca/home/exibedetalhesBiblioteca.cfm?ID=16592&tipo=B">http//www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/home/exibedetalhesBiblioteca.cfm?ID=16592&tipo=B