Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Campus Virtual de Saúde Pública

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relevância da nutrição no processo de cicatrização de feridas

DINIZ, Andreia Goulart.
Recursos Educacionais Abertos em Português | CVSP - Brasil | ID: una-5002
O processo de cicatrização implica em uma perfeita e coordenada cascara de eventos moleculares e celulares. Esses eventos são processos fisiológicos, bioquímicos e dinâmicos, tendo como finalidade a reestruturação dos tecidos lesionados. A nutrição adequada é um dos fatores de extrema importância para o sucesso no processo de cicatrização de feridas, pois a dinâmica da regeneração tecidual exige um bom estado nutricional do paciente e consome boa parte de suas reservas corporais, de modo que a recuperação nutricional pode trazer melhores resultados no tempo de cicatrização.

Objetivo:

Descrever a relevância da nutrição no processo de cicatrização de feridas, analisando aspectos relevantes que favorecem a reparação tissular no portador de feridas.

Metodologia:

Revisão de literatura narrativa onde foi realizado um levantamento bibliográfico no período de janeiro à novembro de 2012 e consultas nas bases de dados Scielo.

Resultados:

Após o estudo conclui-se que os principais nutrientes associados com o processo de cicatrização de feridas são carboidratos, proteínas e lipídios; vitaminas A, B, C e E; cobre, ferro, zinco, selênio e água. Sugere-se que sejam realizadas pesquisas aprofundadas sobre o papel da vitamina K no processo de cicatrização de feridas, pois esta vitamina participa ativamente do processo de coagulação sanguínea.