Your browser doesn't support javascript.
loading
Caracterização do cimento de ionômero de vidro encapsulado e influência da aceleração da reação de presa nas propriedades e resistência de união à dentina - Estudo in vitro / Characterization of encapsulated glass ionomer cement and influence of acceleration of setting reaction on properties and bond strength to dentin - In vitro study
São Paulo; s.n; 20190000. 99 p.
Thesis in Portuguese | LILACS, BBO | ID: biblio-1049432
RESUMO
O cimento de ionômero de vidro (CIV) é um material restaurador amplamente utilizado na odontologia. Possui vantagens que beneficiam seu uso e algumas desvantagens, sendo uma delas a lenta reação de presa inicial do material.

Objetivo:

Avaliar a influência de aceleração da reação de presa de cimentos de ionômero de vidro encapsulado nas propriedades biomecânicas, além de caracterizar a microestrutura do CIV.

Métodos:

Para os testes de resistência à flexão (RF) e dureza Knoop (KHN), 8 grupos experimentais foram divididos de acordo com o CIV encapsulado utilizado (Equia Forte ou Riva Self Cure), o tipo de aceleração de presa inicial (aquecimento da cápsula, aplicação de ultrassom ou técnica dupla), além do grupo controle preparado sem influência de qualquer interferência externa. O ensaio de RF de três pontos (n=10) foi realizado com velocidade de 0,5mm/min. Para KHN (n=10) foram realizadas indentações na superfície do corpo de prova utilizando a pirâmide de Knoop com carga de 25 g por 30 s. Os dados foram analisados com ANOVA e teste de Tukey com nível de significância de 5%. A caracterização do CIV foi realizada com 3 grupos, Fuji 9 Gold Label, Equia Forte e Riva Self Cure. A análise química elementar foi realizada com a técnica de fluorescência de raios X (FRX). A análise de distribuição de partículas foi realizada com a técnica de difração a laser. O peso do dos CIV foi medido em balança analítica. A análise de imagens da microestrutura e microanálise química foi realizada de duas formas para os 3 grupos de CIV, apenas do de cada um dos grupos e da superfície de corpos de prova de cada um dos 3 grupos experimentais (n=3). Todas as amostras foram analisadas em Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) nos aumentos de 100X, 1000X, 1200X e 4000X. A microanálise química foi realizada com o aumento de 1200X com sistema de espectrômetro de raios X por dispersão de energia (EDS).

Resultados:

Resultados:

Não foram observadas diferença estatisticamente significantes entre os grupos experimentais de CIV encapsulados Equia Forte e Riva Self Cure nos testes de RF e KHN. A análise química elementar revelou que os elementos presentes em maior porcentagem nos três CIV estudados são Al2O3, SiO2 e F. Equia Forte apresenta predomínio de partículas de maior tamanho, 40% das partículas apresentam tamanho entre 13,06 ?m e 66,61 ?m na composição do , Fuji 9 Gold Label possui 40% das partículas que apresentam tamanho entre 7,57 ?m e 26,06 ?m e Riva Self Cure possui partículas de menor tamanho, sendo 40% das partículas apresentam tamanho entre 4,90 ?m e 23,64 ?m.

Conclusões:

A aceleração da reação de presa inicial nos cimentos de ionômero de vidro encapsulados, não influencia as propriedades biomecânicas avaliadas. A composição química e microestrutural de partículas do CIV atuam na performance dos cimentos de ionômero de vidro, sendo possível até acelerar da reação de presa do CIV.
Subject(s)
Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Microscopy, Electron, Scanning / Chemical Phenomena / Glass Ionomer Cements / Hardness Language: Portuguese Year: 2019 Type: Thesis

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Microscopy, Electron, Scanning / Chemical Phenomena / Glass Ionomer Cements / Hardness Language: Portuguese Year: 2019 Type: Thesis