Your browser doesn't support javascript.
loading
Abordagem cirúrgica da taquicardia ventricular instável associada a aneurisma de ventrículo esquerdo: resultados da evolução hospitalar / Surgical approach to unstable ventricular tachycardia associated with left ventricular aneurysm: results of hospital evolution
Montesi, Marcos Vinicius de Oliveira; Medeiros, Paulo de Tarso Jorge; Moreira, Dalmo Antonio Ribeiro; Habib, Ricardo Garbe; Chaccur, Paulo; Barcellos, Cecília Monteiro Boya; Albornoz, Remy Nelson; Lopes, Hugo Bellotti; Cosac, Diego Chedraoui.
  • Montesi, Marcos Vinicius de Oliveira; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Medeiros, Paulo de Tarso Jorge; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Moreira, Dalmo Antonio Ribeiro; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Habib, Ricardo Garbe; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Chaccur, Paulo; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Barcellos, Cecília Monteiro Boya; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Albornoz, Remy Nelson; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Lopes, Hugo Bellotti; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Cosac, Diego Chedraoui; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
Arq. bras. cardiol ; 115(5 supl.1): 19-19, nov. 2020.
Article in Portuguese | SES-SP, LILACS, SES-SP, SESSP-IDPCPROD, SES-SP | ID: biblio-1128989
Responsible library: BR79.1
Localization: BR79.1
RESUMO

INTRODUÇÃO:

O aneurisma de VE (ANEUVE) é uma complicação pós IAM e da doença de Chagas. É causa de arritmias, ICC e tromboembolismo. O CDI está indicado para prevenção da morte súbita arrítmica na ausência de causas removíveis. O ANEUVE pode ser ressecado cirurgicamente e, quando, aplica-se outras abordagens (endoaneurismorrafia, reconstrução do VE, revascularização miocárdica e ablação do foco arritmogênico) pode abolir o circuito da arritmia, melhorar a função ventricular e com isso o prognóstico dos pacientes (P).

Objetivo:

Apresentar a experiência da fase hospitalar da aneurismectomia de VE com TV instável.

Métodos:

Revisaram-se os prontuários de 14 P com ANEUVE e TVS hemodinamicamente instável (10P com ICo, 4P DCh; média de idade 60±5,6a, variando entre 52 e 70 a; média da FEVE 35±10%). Após a aneurismotomia, procedeu-se a indução da TV com estimulação ventricular programada (EVP) seguida de mapeamento endocárdico. Após a localização da área alvo realizou-se a ablação com cateter com RF (Cardioablate®). Nova EVP era realizada e, em caso de não indução da TV a cirurgia era complementada com a endoaneurismorrafia e reconstrução do VE com retalho de pericárdio. A revascularização miocárdica era a etapa final caso indicada. Antes da alta hospitalar, os P eram submetidos à EVP. Sendo negativa recebiam alta, em tratamento clínico, em caso positivo submetiam-se ao implante do CDI.

Resultados:

O ANEUVE localizou-se predominantemente na região anterior. A trombose ventricular foi observada em 3/14P (21%). A TV foi induzida e ablacionada com RF em 14/14 casos (100%). Em apenas 1P (7%) a TV foi reinduzida após a aneurismectomia. Houve tendência de melhora da FE no PO em 12/14P (35±9,8 vs. 39±7,7%; p=0,156). Em 13/14P (93%) a TV não mais foi induzida. Um P (7%) morreu por choque séptico, ainda internado. Um P implantou CDI devido a reindução de TV. Os outros P receberam alta estáveis.

Conclusões:

a) a aneurismectomia com abordagens para TVS é conduta eficaz em P com risco de MS; b) a comprovação do sucesso terapêutico pode ser demonstrada ainda na cirurgia e confirmada antes da alta com a EVP; c) a conduta utilizada evitou o implante de CDI na maioria dos casos.
Subject(s)
Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Tachycardia / Heart Ventricles / Aneurysm Type of study: Risk factors Language: Portuguese Journal: Arq. bras. cardiol Year: 2020 Type: Article / Congress and conference Institution/Affiliation country: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia/BR
Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Tachycardia / Heart Ventricles / Aneurysm Type of study: Risk factors Language: Portuguese Journal: Arq. bras. cardiol Year: 2020 Type: Article / Congress and conference Institution/Affiliation country: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia/BR