Your browser doesn't support javascript.
loading
Relação entre planejamento didático e círculo de cultura: experiência com grupo de idosos hipertensos / Relationship between didactic planning and culture circle: experience with a group of hypertensive elderly
Saúde Redes ; 7(3)20210000.
Article in Portuguese | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1357852
RESUMO

Introdução:

As ações educativas planejadas devem ser aplicadas em todos os níveis de complexidade da atenção à saúde. O Círculo de Cultura, exemplo de ação, visa facilitar o diálogo, terreno válido para reflexão-ação na construção coletiva de uma proposta sistematizada para educação em saúde.

Objetivo:

Analisar a relação entre o planejamento didático e as etapas do Círculo de Cultura realizado com idosos hipertensos de uma Estratégia de Saúde da Família.

Método:

Estudo qualitativo, quase experimental, realizado com 60 idosos, avaliados quanto ao letramento em saúde e a adesão ao tratamento hipertensivo antes e depois das intervenções educativas.

Resultados:

Os resultados demonstraram o planejamento didático na metodologia do Círculo de Cultura, cujo diagnóstico situacional é feito na etapa de investigação temática, o planejamento é realizado durante a tematização, a problematização corresponde à execução e a avaliação é uma etapa presente nos dois métodos. Obteve-se ao fim da investigação a melhora na adesão ao tratamento e consistentes mudanças no estilo de vida dos idosos por meio das intervenções educativas realizadas.

Conclusão:

O Círculo de Cultura é uma importante ferramenta para a promoção da saúde na atenção primária, pois permite a dialogicidade e favorece o empoderamento do usuário.


Full text: Available Index: LILACS (Americas) Language: Portuguese Journal: Saúde Redes Journal subject: Ciˆncias da Sa£de / Sa£de P£blica Year: 2021 Type: Article

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS


Full text: Available Index: LILACS (Americas) Language: Portuguese Journal: Saúde Redes Journal subject: Ciˆncias da Sa£de / Sa£de P£blica Year: 2021 Type: Article