Your browser doesn't support javascript.
loading
Mapa de Evidências sobre sequelas e reabilitação pós-Covid-19: relatório completo / Evidence map on post-Covid-19 sequelae and rehabilitation: full report
São Paulo; BIREME/OPAS/OMS; 22 mar 2022. 42 p.
Non-conventional in Portuguese | LILACS, PIE | ID: biblio-1366821
RESUMO
Este relatório apresenta as evidências analisadas nos estudos incluídos no Mapa de Evidências sobre sequelas e reabilitação de condições pós-Covid-19.

Objetivo:

Identificar, descrever e sumarizar estudos de revisão sobre os efeitos de estratégias e intervenções para reabilitação de condições pós-Covid-19 e suas possíveis sequelas.

Método:

Mapa de evidências para apresentação de uma síntese gráfica e caracterização dos resultados de estudos de revisão em uma matriz de intervenções e desfechos de saúde. A partir da definição do escopo da pesquisa e critérios de inclusão previamente definidos, uma ampla busca bibliográfica foi realizada nas principais bases de dados para identificar estudos de revisões, sem restrição de data de publicação ou de idioma. A qualidade metodológica das revisões sistemáticas foi analisada com base na ferramenta AMSTAR 2.

Resultados:

No mapa, foram incluídos 22 estudos de revisão (4 revisões sistemáticas, 4 revisões rápidas, 4 revisões de estudos de caso, 1 revisão de escopo e 9 protocolos de revisão sistemática). A maioria dos estudos incluídos no mapa (n = 15) foi publicada no ano de 2021 e o restante (n = 7) no ano de 2020. Estes estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados em 33 tipos de intervenções organizadas em 4 grupos Intervenção Multicomponente, Terapêutica, Terapias Complementares e Tratamento Farmacológico. Estas intervenções foram associadas a 39 desfechos em saúde distribuídos em 5 grupos Condições Patológicas, Doenças e Transtornos Respiratórias, Dor, Indicadores Fisiológicos e Metabólicos, Saúde Mental e Qualidade de Vida. No total, foram 97 associações entre intervenções e desfechos, considerando que uma mesma intervenção pode ser aplicada a mais de um desfecho e vice-versa. O grupo de intervenções Terapias Complementares foi o mais associado (53 associações), seguido do grupo de intervenções Terapêuticas (20 associações). Dentre os desfechos, o grupo das Condições Patológicas recebeu um terço das associações (36), seguido do grupo Indicadores Fisiológicos e Metabólicos (25 associações).

Conclusões:

Este Mapa proporciona uma sistematização das intervenções para o cuidado de pacientes pós-Covid-19, com ênfase em possíveis sequelas. Dada a quantidade reduzida de estudos sobre a temática, identifica-se importantes lacunas de evidência. Ainda assim, os estudos contribuem para informação e educação de pacientes e para a tomada de decisão em saúde para promover a implementação de estratégias e intervenções para a reabilitação de condições pós-Covid-19.
Subject(s)

Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Exercise Therapy / COVID-19 Type of study: Practice guideline / Prognostic study Language: Portuguese Year: 2022 Type: Non-conventional

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS


Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Exercise Therapy / COVID-19 Type of study: Practice guideline / Prognostic study Language: Portuguese Year: 2022 Type: Non-conventional