Your browser doesn't support javascript.
loading
Transfusão maciça no paciente traumatizado com contusão pulmonar: relato de caso
Henrique Dosualdo, Carlos; Alberto Dosualdo, Caique; Cesar Espada, Paulo; Peron Coelho da Rocha, Bruno; Hércules Ferreira, Rogério.
  • Henrique Dosualdo, Carlos; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil.
  • Alberto Dosualdo, Caique; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil.
  • Cesar Espada, Paulo; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil.
  • Peron Coelho da Rocha, Bruno; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil.
  • Hércules Ferreira, Rogério; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil.
Arch. Health Sci. (Online) ; 28(1): 38-42, 13 de agosto de 2021.
Article in Portuguese | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1369567
RESUMO

Introdução:

A contusão pulmonar é uma condição frequentemente associada ao paciente politraumatizado, caracterizando-se como uma causa importante de lesão pulmonar aguda. Nos casos mais graves, pode desencadear síndrome do desconforto Respiratório Agudo (SDRA), associada a uma grande morbimortalidade. Ademais, é comum que nos casos de politrauma se necessite do disparo do protocolo de transfusão maciça. A transfusão de hemoderivados também está associada à geração de lesão pulmonar aguda, seja por mecanismos inflamatórios imunitários, como a lesão pulmonar aguda associada à transfusão e mecanismos atrelados à resposta inata, seja por reposição volêmica excessiva ou sepse. Pacientes que apresentam contusão pulmonar e necessitam de transfusão maciça apresentamuma combinação importante de elementos que podem induzir a lesão inflamatória dos pulmões, o que pode representar uma maior morbimortalidade para o paciente.

Objetivo:

Com o relato de caso em questão, fazer uma breve discussão sobre a necessidade de ativação de protocolo de transfusão maciça em pacientes com contusão pulmonar, além de relatar suas possíveis consequências e cuidados que a serem tomados. Relato do Caso Descreve-se o caso de paciente com contusão pulmonar, evoluído com síndrome de angústia respiratória aguda, atendida em serviço de emergência do Hospital de Base de São José do Rio Preto, Brasil.

Conclusão:

Ao ponderar benefícios e malefícios a respeito da realização da transfusão sanguínea e transfusão maciça, há uma tendência a favor de seu uso rotineiro nos serviços de emergências sustentado por protocolos bem estabelecidos. Faz-se necessária, entretanto, a realização de novos estudos a fim de reduzir as complicações associadas à transfusão.

Full text: Available Index: LILACS (Americas) Type of study: Practice guideline Language: Portuguese Journal: Arch. Health Sci. (Online) Journal subject: Medicine Year: 2021 Type: Article Affiliation country: Brazil

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS


Full text: Available Index: LILACS (Americas) Type of study: Practice guideline Language: Portuguese Journal: Arch. Health Sci. (Online) Journal subject: Medicine Year: 2021 Type: Article Affiliation country: Brazil