Your browser doesn't support javascript.
loading
Prevenção do câncer: revisão de escopo e desenvolvimento de material educativo para profissionais da atenção primária à saúde / Cancer prevention: scoping review and development of an educational tool for primary health care professionals
São Paulo; s.n; 20210523. 190 p.
Thesis in Portuguese | LILACS, BBO | ID: biblio-1369738
RESUMO
O câncer é um problema de saúde pública mundial, considerado a segunda causa de morte no mundo. O desenvolvimento do câncer se relaciona aos fatores de risco não modificáveis e modificáveis, e aproximadamente um terço dos casos poderiam ser evitados por meio de estratégias de prevenção, contudo, a adesão de hábitos saudáveis e mudança de comportamentos destacam-se como desafios. A atenção primária à saúde, é na maioria das vezes, o primeiro contato da sociedade com o sistema de saúde, e desempenha um papel fundamental para implantar ações preventivas capazes de estimular a adesão de hábitos saudáveis, além do potencial de identificar pessoas com sintomas iniciais da doença, desta forma, é importante que os profissionais deste nível de atenção tenham conhecimentos e acesso à materiais que contribuam para aprimorar as estratégias de prevenção do câncer.

Objetivo:

Revisar a literatura sobre prevenção do câncer e identificação de sinais de alerta para subsidiar a construção de uma tecnologia educacional, no formato de cartilha, direcionada para profissionais da atenção primária.

Método:

Pesquisa metodológica, fundamentada em uma revisão de escopo, de acordo com as recomendações do Joanna Briggs Institute (JBI) e do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). A busca ocorreu nas bases de dados BDENF, CINAHL, COCHRANE, LILACS, PubMed, SCOPUS, WEB OF SCIENCE e em literatura cinzenta. Esta revisão considerou estudos publicados entre 2015 e 2020, em inglês, espanhol e português, que abordassem a prevenção primária e os sinais de alerta do câncer no contexto da atenção primária.

Resultados:

Incluíram-se para avaliação e síntese qualitativa 45 publicações, entre estudos qualitativos, estudos quantitativos, revisões sistemáticas, revisões narrativas, relatos de experiência, guidelines/recomendações, guia e compêndio. Considerando a diversidade de estudos e materiais obtidos, os resultados foram categorizados de acordo o formato da publicação e, em seguida, emergiram seis subcategorias que permitiram explorar os diferentes eixos temáticos trazidos nas publicações Abordagens gerais sobre prevenção de câncer e identificação de sinais de alerta; Câncer de pulmão, Câncer gastrointestinal; Câncer de cabeça e pescoço; Saúde da mulher e Câncer de pele. A partir dos resultados, foram elaboradas duas cartilhas sobre prevenção de câncer para profissionais da atenção primária.

Conclusão:

A prevenção do câncer concentra-se em um estilo de vida saudável, que envolve diversos aspectos relacionados principalmente à cessação do tabagismo, alimentação e prática de atividade física. A atenção primária destaca-se como principal facilitadora para adesão de hábitos saudáveis e conscientização sobre sinais e sintomas do câncer. Espera-se que esta revisão e o material educativo proposto contribuam para a qualificação dos profissionais e para prevenção do câncer na atenção primária à saúde.
Subject(s)
Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Primary Health Care / Primary Prevention / Neoplasms Type of study: Practice guideline / Prognostic study / Risk factors / Systematic reviews Language: Portuguese Year: 2021 Type: Thesis

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Primary Health Care / Primary Prevention / Neoplasms Type of study: Practice guideline / Prognostic study / Risk factors / Systematic reviews Language: Portuguese Year: 2021 Type: Thesis