Your browser doesn't support javascript.
loading
Incluir para não excluir! / Include not exclude!
Porto Alegre; Editora Rede Unida; 20220629. 763 p.
Monography in Portuguese | LILACS | ID: biblio-1378840
RESUMO
Resumo A população que (sobre)vive nas ruas se caracteriza, muitas vezes, pela ruptura dos vínculos sociais e pelo uso de drogas, necessitando de cuidados de saúde e de assistência social.

Objetivo:

Identificar e analisar as percepções dos profissionais terapeutas ocupacionais e dos usuários sobre a atuação e especificidade da terapia ocupacional junto às pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS-ad III) e pela Unidade de Acolhimento (UA).

Método:

Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com 3 terapeutas ocupacionais e 5 usuários de um CAPS-ad III do Distrito Federal e da UA referenciada por este CAPS-ad III; os dados foram analisados a partir do método de Análise de Conteúdo de Bardin.

Resultados:

Os dados foram organizados em três categorias temáticas (1) uso de drogas, a situação de morador de rua e o tratamento no CAPS-ad III; (2)o cotidiano de atuação da Terapia Ocupacional; e (3) Terapia Ocupacional e Reinserção Social.

CONCLUSÃO:

A Terapia Ocupacional atua com população em situação de rua com olhar para o cotidiano e desempenho de Atividades de Vida Diária (AVD), trabalhando na perspectiva da Redução de Danos como forma de buscar uma maior qualidade de vida dos usuários. Torna-se necessário levar espaços de saúde e de assistência social para o contexto do usuário, realizar ações extrapolando o espaço físico do CAPS-ad e colocando o usuário como participante ativo desse processo.
Subject(s)


Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Primary Health Care / Ill-Housed Persons / Public Health Type of study: Diagnostic study / Prognostic study Language: Portuguese Year: 2022 Type: Monography

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS


Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Primary Health Care / Ill-Housed Persons / Public Health Type of study: Diagnostic study / Prognostic study Language: Portuguese Year: 2022 Type: Monography