Your browser doesn't support javascript.
loading
Aplicabilidade da auriculoterapia nas desordens mentais em profissionais de enfermagem de um hospital do agreste de Pernambuco / Applicability of auriculotherapy in mental disorders in nursing professionals at a hospital in the rural area of ​​Pernambuco
Garanhuns -PE; s.n; 1; 2023. 52 p. ilus..
Thesis in Portuguese | SES-PE, LILACS, CONASS | ID: biblio-1442633
RESUMO

Objetivo:

Avaliar a efetividade da auriculoterapia na redução das desordens mentais em profissionais de enfermagem da UTI do Hospital Regional Dom Moura.

Metodologia:

Pesquisa-ação - estudo do tipo experimental, explicativo, de abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 24 profissionais de enfermagem, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. Para coleta dados, foram aplicados dois instrumentos, o questionário sociodemográfico e a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). Selecionada a amostra, foram realizadas seis sessões com auriculoterapia para tratamento da ansiedade, estresse, depressão e distúrbio no sono. Posteriormente, foi reaplicada a DASS-21, para assim, compararmos o antes e depois da intervenção. Na descrição da população em estudo foi apresentada distribuição de frequência para todas as variáveis analisadas. Na descrição da pontuação do escore DASS-21 a condição de normalidade, foi aplicado o teste de komogorov-Smirnov. Na Comparação da DASS-21 antes e depois da intervenção, foi aplicado o teste t de student para amostras pareadas e na comparação quando estratificado os domínios, foi aplicado o teste de Mcnemar. A significância estatística adotada no estudo foi de 5% (p < 0,05) e o software utilizado o STATA versão 14.

Resultados:

Participaram do estudo 24 voluntários, sendo 83,3% do sexo feminino, das quais 37,5% tinham idade entre 41 a 50 anos. Questionados se a pandemia do COVID-19 havia acentuado os sintomas, 41,7% disseram que o estresse e a ansiedade foram os principais sintomas acentuados. Com relação a escala DASS-21, observou-se que houve uma redução média significativa (p = 0,005) após a intervenção na escala de depressão e na escala de estresse. Não houve diferença estatisticamente significante na escala de ansiedade depois da intervenção (p = 0,260). Observou-se que houve um aumento significativo (p = 0,003) na frequência de sono reparador após a intervenção. O mesmo se observou na avaliação de ocorrência de insônia, com redução estatisticamente significante (p = 0,004) na frequência de insônia depois da intervenção.

Conclusão:

observou-se o potencial da auriculoterapia com sementes no tratamento de distúrbios emocionais. Além de, proporcionar uma melhora no desempenho profissional e na qualidade de sono desses profissionais de saúde. É uma técnica que se mostra relevante devido aos seus resultados obtidos, por se tratar de baixo custo financeiro, fácil e rápida aplicabilidade. AU

C - Todos os direitos reservados

Search on Google
Index: LILACS (Americas) Type of study: Qualitative research Language: Portuguese Year: 2023 Type: Thesis

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Search on Google
Index: LILACS (Americas) Type of study: Qualitative research Language: Portuguese Year: 2023 Type: Thesis