Your browser doesn't support javascript.
loading
O baixo peso em pessoas vivendo com HIV/Aids e a percepção dos profissionais de saúde que as assistem / Low body weight in people living with HIV/Aids and the perception by healthcare professionals who assist them
São Paulo; s.n; 20231206. 122 p.
Thesis in Portuguese | LILACS, BBO | ID: biblio-1518952
RESUMO

Introdução:

A epidemia do HIV ainda representa um problema mundial de saúde pública. No Brasil, o investimento em programas de prevenção, diagnóstico precoce e início imediato do tratamento, tem garantido uma redução na ocorrência da aids e um aumento da supressão viral. Isso se mostra importante pois, quanto maior for a carga viral de um indivíduo, maior a chance de contrair infecções relacionadas ao HIV. Essas infecções podem ter graves consequências nutricionais, as quais geralmente resultam em perda do apetite e redução de peso. Além disso, o baixo peso pode também estar associado à baixa ingestão alimentar, a alterações metabólicas, à escassez no acesso aos alimentos, à vulnerabilidade social, ao estigma, entre outros. Dessa maneira, viu-se a importância de se perceber o que, de fato, leva o paciente assistido à perda de peso e como os profissionais de saúde envolvidos nesse processo podem oferecer o melhor acolhimento e assistência.

Objetivo:

Levando em consideração o caráter multifatorial do estado nutricional, essa pesquisa tem como objetivo analisar, em um serviço de atendimento especializado, a percepção dos profissionais de saúde em relação ao baixo peso em pessoas vivendo com HIV e discutir as possibilidades de aprimorar as estratégias de atendimento para efetivar um cuidado integral desses pacientes.

Metodologia:

A pesquisa foi realizada em um Serviço Ambulatorial Especializado em IST/Aids. A população estudada é composta por profissionais da saúde que atuam diretamente na assistência à pessoa vivendo com HIV. Foi realizado um questionário aberto e autoadministrado com perguntas relacionadas à sua percepção sobre o cuidado do paciente com baixo peso. Os resultados obtidos foram analisados de maneira qualitativa através da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin.

Resultados:

Participaram da pesquisa 13 profissionais da saúde, sendo contempladas todas as categorias profissionais atuantes na época da coleta de dados. A amostra foi composta de 9 mulheres e 4 homens, com faixa etária entre 36 e 64 anos. O tempo de atuação no serviço variou entre 0 e 25 anos. Em relação às mudanças no perfil do paciente com baixo peso ao longo dos anos, além de perceber uma redução desses casos, os profissionais associaram principalmente à redução dos sintomas relacionados à infecção pelo HIV. Em relação à atuação profissional, foram destacadas a atenção com a integralidade do cuidado e a prioridade no atendimento desses pacientes. Os profissionais avaliados acreditam que, ainda hoje, há persistência do baixo peso principalmente por fatores socioeconômicos, falta de adesão ao tratamento e questões psicológicas. A atuação da equipe multiprofissional apresenta-se como uma das principais estratégias para auxiliar na melhora do estado nutricional. Em decorrência disso, muitos dos profissionais participantes da pesquisa entendem que é necessário um aumento das intervenções interdisciplinares e uma adequação dos recursos humanos e serviços ofertados.

Conclusões:

É possível destacar a multicausalidade do baixo peso em pessoas vivendo com HIV, a partir das vivências dos profissionais de saúde participantes da pesquisa e da literatura revisada. A integralidade do cuidado e as ações interprofissionais se mostram como as principais estratégias para o cuidado dessa população. Sendo assim, vê-se a importância de ações interdisciplinares que contemplem os principais aspectos abordados no decorrer dessa pesquisa e de investir em educação continuada para os profissionais que atuam nesses locais. Como desfecho, essa pesquisa propõe um produto educacional para futura intervenção com apopulação estudada.
Subject(s)
Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: HIV / Health Personnel / Food Insecurity Language: Portuguese Year: 2023 Type: Thesis

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: HIV / Health Personnel / Food Insecurity Language: Portuguese Year: 2023 Type: Thesis