Your browser doesn't support javascript.
loading
Ultra-sonografia do esôfago intra-abdominal em crianças portadoras de refluxo gastroesofágico: correlaçäo com achados endoscópicos e histopastológicos / Esophageal intra-abdominal ultrasonographic in in children with gastroesophageal reflux: correlation between endoscopical an histophatological data
Antunes, Margarida Maria de Castro; Yamada, Roberto Massao; Trevisan, Miriam; Cardoso, Sílvia Regina; Servidoni, Maria de Fátima Corrêa Pimenta; Hessel, Gabriel.
  • Antunes, Margarida Maria de Castro; Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Pediatria.
  • Yamada, Roberto Massao; Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Pediatria.
  • Trevisan, Miriam; Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Anatomia e Patologia.
  • Cardoso, Sílvia Regina; Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Pediatria.
  • Servidoni, Maria de Fátima Corrêa Pimenta; Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Pediatria.
  • Hessel, Gabriel; Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Pediatria.
Arq. gastroenterol ; 35(4): 292-9, out.-dez. 1998. ilus, tab
Article in Portuguese | LILACS | ID: lil-229384
RESUMO
A esofagite péptica é uma das mais importantes complicaçoes da doença do refluxo gastroesofágico e seu diagnóstico é baseado em achados endoscópicos e histopatológicos. Um dos fatores envolvidos na patogênese da esofagite é a diminuiçao da pressao do esfíncter inferior do esôfago que está relacionada com o comprimento da porçao intra-abdominal deste órgao que pode ser mensurada por meio de ultra-sonografia. Este trabalho relaciona as medias ultra-sonográficas do esôfago intra-abdominal de crianças portadoras da doença de refluxo gastroesofágico com os achados endoscópicos e os de biopsias esofágicas das mesmas crianças. Foram avaliadas 16 crianças com idades entre 10 e 156 meses (mediana 63,5 meses) portadoras de doença do refluxo gastroesofágico e submetidas a endoscopia digestiva e biopsia esofágica para pesquisa de esofagite. Dos 16 pacientes, seis apresentaram diagnóstico de esofagite péptica à endoscopia digestiva alta, confirmado pela biopsia em cinco pacientes. Os restantes 10 pacientes tinham endoscopia normal e em apenas quatro destes foram encontradas alteraçoes compatíveis com esofagite na biopsia esofágica. Nao se observou correlaçao estatística entre a endoscopia e a biopsia esofágica se considerados todos os graus de alteraçoes histopatológicas compatíveis o diagnóstico de esofagite, mas se observa correlaçao quando se considera o grau histopatológico mais discreto como secundário apenas ao refluxo e nao como diagnóstico de esofagite. Ao ultra-som dos seis pacientes portadores de esofagite à endoscopia digestiva alta, cinco apresentaram esôfago intra-abdominal diminuído e nos pacientes portadores de esofagite através de biopsia, considerando o grau histológico discreto como secundário apenas ao refluxo, todos tinham esôfago intra-abdominal diminuído. Em conclusao, encontrou-se relaçao entre as alteraçoes endoscópicas e achados histopatológicos para o diagnóstico de esofagite e a dimensao do esôfago intra-abdominal medido por ultra-som.
Subject(s)
Search on Google
Index: LILACS (Americas) Main subject: Esophagitis, Peptic / Gastroesophageal Reflux / Esophagus Limits: Adolescent / Child / Female / Humans Language: Portuguese Journal: Arq. gastroenterol Journal subject: Gastroenterology Year: 1998 Type: Article

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Search on Google
Index: LILACS (Americas) Main subject: Esophagitis, Peptic / Gastroesophageal Reflux / Esophagus Limits: Adolescent / Child / Female / Humans Language: Portuguese Journal: Arq. gastroenterol Journal subject: Gastroenterology Year: 1998 Type: Article