Your browser doesn't support javascript.
loading
Complicaçöes da esfincterotomia endoscópica e da cirurgia convencional empregados no tra tratamento da colecistite crônica calculosa com coledocolitíase / Complications of endoscopic sphincterotomy and conventional common bile duct exploration performed for cholelithiasis and choledocholithiasis
Figueira, Antonio; Cosentino, José Eduardo Milori; Pinto, Pedro Luiz Scalco França; Colleoni Neto, Ramiro; Triviño, Tarcísio.
  • Figueira, Antonio; Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Disciplina de Gastroenterologia.
  • Cosentino, José Eduardo Milori; Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Disciplina de Gastroenterologia.
  • Pinto, Pedro Luiz Scalco França; Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica.
  • Colleoni Neto, Ramiro; Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica.
  • Triviño, Tarcísio; Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina.
Folha méd ; 118(n.esp): 25-9, jan.-dez. 1999.
Article in Portuguese | LILACS | ID: lil-254143
RESUMO
Com o objetivo de estudar as complicações da esfincterotomia endoscópica, da papilotomia transduodenal, da colecistectomia e da extração de cálculos de colédoco por via convencional foram estudados 101 doentes com colecistite crônica calculosa e coledocolitíase atendidos no Hospital São Paulo/Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica da UNIFESP/EPM no período de 1989 a 1994. A idade dos doentes esteve entre 25 e 80 anos (média 48) e o sexo feminino esteve representado por 73 pacientes (72,3 por cento). A avaliação revelou que 66 (65,4 por cento) não apresentavam risco cirúrgico e 35 (35,6 por cento) foram classificados como ASA III. A esfincterotomia endoscópica foi realizada em 57 doentes (56,3 por cento e a colecistectomia com coledocolitotomia e drenagem biliar a Kehr e papilotomia transduodenal foi realizado em 61 casos (60,5 por cento). As complicações graves das técnicas estiveram relacionadas com a esfincterotomia endoscópica e a papilotomia transduodenal e foram representadas por pancreatite aguda, colangite aguda e fístula duodenal responsável por 2 casos de óbito (3,8 por cento). As complicações relacionadas com a extração cirúrgica convencional de cálculos de colédoco relacionaram-se com fístula biliar (9,9 por cento) e coleção intracavitária (2,0 por cento). A análise multivariada com regressão logística para complicações e óbitos relacionados com a técnicas revelou que a esfincterotomia endoscópica e a papilotomia transduodenal foram as técnicas de risco para complicações graves e óbitos; a exploração cirúrgica convencional para remoção dos cálculos de colédoco foi a técnica com complicações pós-operatórias mais freqüentes, porém não constituíram causa de óbito a colecistectomia convencional não foi causa de complicações e de óbitos.
Subject(s)
Search on Google
Index: LILACS (Americas) Main subject: Postoperative Complications / Cholecystectomy / Gallstones / Cholecystitis / Sphincterotomy, Endoscopic Limits: Adult / Aged80 / Female / Humans / Male Language: Portuguese Journal: Folha méd Journal subject: Medicine Year: 1999 Type: Article

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Search on Google
Index: LILACS (Americas) Main subject: Postoperative Complications / Cholecystectomy / Gallstones / Cholecystitis / Sphincterotomy, Endoscopic Limits: Adult / Aged80 / Female / Humans / Male Language: Portuguese Journal: Folha méd Journal subject: Medicine Year: 1999 Type: Article