Apresentaçäo clínica da alergia ao leite de vaca com sintomatologia respiratória / Clinical presentation of cow milk allegy symptoms
J. pneumol
; 27(1): 17-24, jan.-fev. 2001. tab
Article
in Pt
| LILACS
| ID: lil-284327
Responsible library:
BR674.1
RESUMO
Os alérgenos do leito de vaca säo os primeiros antígenos a entrar em contato com a criança. A sintomatologia, em geral multissistêmica, pode estar relacionada ao trato gastrointestinal, à pele e, raramente, ao aparelho respiratório. OBJETIVO:
Descrever algumas características clínicas e epidemiológicas de crianças com alergia ao leite de vaca com sintomas respiratórios. CASUíSTICA EMÉTODO:
Foram avaliadas retrospectivamente 17 crianças com acometimento do trato respiratório imediato à ingestäo de leite de vaca que, com a exclusäo deste tipo de alimento por quatro a seis semanas, se tornaram assintomáticas e, posteriormente, voltaram a apresentar sintomas respiratórios com a reintroduçäo, em ambiente hospitalar, do leite de vaca.RESULTADOS:
Näo houve diferença quanto ao sexo e 14 das 17 crianças tunham antecendentes atópicos familiares. O tempo médio do aleitamento materno exclusivo foi de 2,9 meses e o do início dos sintomas, de 3,6 meses. Oito dos dez testes de hipersensibilidade cutâneo imediata ao leite de vaca foram positivos. As manifestaçöes clínicas foram lactente chiador (nove), asma (cinco), otite de repitiçäo (duas), deficiência seletiva de IgA associada com broncoespasmo (duas), rinoconjuntivite alérgica (duas).CONCLUSÄO:
Em lactentes chiadores a alergia ao leite de vaca deve ser incluída no diagnóstico diferencial e em pacientes com antecedentes familiares atópicos deve ser estimulado o aleitamento materno exclusivo. Entretanto, o diagnóstico preciso é importante para evitar privaçöes alimentares desnecessária
Full text:
1
Index:
LILACS
Main subject:
Respiratory Tract Diseases
/
Milk Hypersensitivity
/
Breast-Milk Substitutes
Type of study:
Diagnostic_studies
Language:
Pt
Journal:
J. pneumol
Journal subject:
PNEUMOLOGIA
Year:
2001
Type:
Article