Your browser doesn't support javascript.
loading
Seguimento de pacientes climatéricas em uma Unidade Básica e Distrital de Saúde / Follow-up of climacteric women at a basic and District Health Unit
Santos, Evaldo; Franceschini, Silvio Antônio; Reis, Rosana Maria dos; Moura, Marcos Dias de; Ferriani, Rui Alberto; Sá, Marcos Felipe Silva de.
  • Santos, Evaldo; Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto. Departamento de Ginecologia e Obstetrícia.
  • Franceschini, Silvio Antônio; Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto. Departamento de Ginecologia e Obstetrícia.
  • Reis, Rosana Maria dos; Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto. Departamento de Ginecologia e Obstetrícia.
  • Moura, Marcos Dias de; Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto. Departamento de Ginecologia e Obstetrícia.
  • Ferriani, Rui Alberto; Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto. Departamento de Ginecologia e Obstetrícia.
  • Sá, Marcos Felipe Silva de; Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto. Departamento de Ginecologia e Obstetrícia.
Reprod. clim ; 15(4): 218-22, out.-dez. 2000. tab
Article in Portuguese | LILACS | ID: lil-289129
RESUMO
Apesar dos reconhecidos benefícios da terapia de reposiçäo hormonal (TRH) nas mulheres climatéricas, há dificuldades em se manter a aderência ao uso da TRH por tempo prolongado. Identificar as causas de abandono de seguimento ambulatorial e da TRH em pacientes climatéricas em uma Unidade Básica e Distrital de Saúde. Foram estudadas 158 pacientes climatéricas no período de abril de 1995 a julho de 1997. Destas 79 (50,0 por cento) usavam vários esquemas de TRH e outras 79 (50,0 por cento) näo usavam. Foi considerado abandono de seguimento a falta de retorno por mais de 6 meses após a primeira consulta, ou mais de um ano após o último retorno. As pacientes que abandonaram o seguimento ambulatorial foram submetidas a um questionário pré-estabelecido para apurar as causas do abandono. A média da idade das pacientes foi de 54,1 anos ñ 7,6 (39-74). Entre as usuárias de TRH, 74,7 por cento näo apresentaram nenhum efeito colateral e 17,7 por cento apresentaram sangramento vaginal. Onze (13,9 por cento) usuárias de TRH abandonaram o seguimento ambulatorial e também o uso da TRH. Nesse grupo os principais motivos relacionados para o abandono foram particulares n=7 (63,6 por cento) e efeitos colaterais n=6 (54,5 por cento) especialmente sangramento vaginal. Entre as pacientes näo usuárias de TRH, 17 (21,5 por cento) abandonaram o serviço, apresentando como causa mais importante os motivos particulares n=10 (58,8 por cento). Esses dados sugerem que a falta de aderência a TRH deve-se principalmente a motivos de ordem particular, além dos efeitos colaterais. Para as pacientes näo usuárias de TRH os motivos particulares também foram os mais importantes como causa de abandono ao seguimento ambulatorial
Subject(s)
Search on Google
Index: LILACS (Americas) Main subject: Climacteric / Menopause / Local Health Systems / Estrogen Replacement Therapy / Treatment Refusal Type of study: Prognostic study / Qualitative research Limits: Female / Humans Language: Portuguese Journal: Reprod. clim Journal subject: REPRODUCAO Year: 2000 Type: Article

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Search on Google
Index: LILACS (Americas) Main subject: Climacteric / Menopause / Local Health Systems / Estrogen Replacement Therapy / Treatment Refusal Type of study: Prognostic study / Qualitative research Limits: Female / Humans Language: Portuguese Journal: Reprod. clim Journal subject: REPRODUCAO Year: 2000 Type: Article