Your browser doesn't support javascript.
loading
Curso clínico da insuficiência renal crônica em crianças e adolescentes admitidos no programa interdisciplinar do HC-UFMG / Clinical course of chronic renal insufficiency in children and adolescents adnitted to the HC-UFMG interdisciplinary program
Soares, Cristina M. Bouissou; Diniz, José Silvério S; Lima, Eleonora M; Vasconcelos, Mônica M; Oliveira, Gilce R; Canhestro, Mônica R; Morais, Aisha A; Oliveira, Eduardo A.
  • Soares, Cristina M. Bouissou; s.af
  • Diniz, José Silvério S; s.af
  • Lima, Eleonora M; s.af
  • Vasconcelos, Mônica M; s.af
  • Oliveira, Gilce R; s.af
  • Canhestro, Mônica R; s.af
  • Morais, Aisha A; s.af
  • Oliveira, Eduardo A; s.af
J. bras. nefrol ; 25(3): 117-125, set. 2003. tab, graf
Article in Portuguese | LILACS | ID: lil-359084
RESUMO

Objetivo:

Avaliar o curso clínico da insuficiência renal crônica (IRC) em crianças e adolescentes admitidos no Programa lnterdisciplinar de Prevenção e Assistência da IRC do HC-UFMG.

Métodos:

A população estudada consistiu de 62 crianças e adolescentes portadores de IRC em tratamento conservador, admitidos no programa entre 1990 a 1999. Esses pacientes foram submetidos a avaliações clínico-laboratoriais com periodicidade média de dois meses. Foram avaliadas as seguintes variáveis idade de admissão, idade de diagnóstico da IRC, causa básica da doença, sexo, data da última consulta ou data da indicação de diálise, dados iniciais e finais de pressão arterial, e dados laboratoriais incluindo uréia e creatinina. Para a realização do estudo foi construído um banco de dados no programa Epi lnfo. Foram estudados como parâmetros nutricionais o peso e a estatura, calculados o escore Z e o percentil. A sobrevida foi analisada pelo método de Kaplan-Meier.

Resultados:

As causas básicas mais freqüentes da IRC foram as uropatias (56 por cento) e as glomerulopatias (19 por cento). O tempo médio de acompanhamento foi de 43 meses. Na admissão, a taxa de filtração glomerular estimada variou de 7,0 ml/min a 69 ml/min, sendo a mediana de 33,2 ml/min. Um total de 21 (34 por cento) pacientes evoluiu para insuficiência renal crônica terminal (IRCT). O grupo de glomerulopatas apresentou maior risco de necessitar de terapêutica de substituição da função renal (RR=2,08). À admissão, as medianas dos escores Z de peso e estatura foram de - 1,95 e -2,60, respectivamente, e ao final do seguimento, de - 1,8 e -2,7.

Conclusão:

A instituição de cuidados por equipe interdisciplinar para pacientes portadores de insuficiência renal crônica antes do início da terapia da substituição da função renal oferece benefícios a estas crianças e adolescentes, possibilitando uma abordagem clínica mais abrangente e eficaz.
Subject(s)
Search on Google
Index: LILACS (Americas) Main subject: Patient Care Team / Renal Insufficiency, Chronic / Health Promotion Limits: Adolescent / Child / Female / Humans / Male Language: Portuguese Journal: J. bras. nefrol Journal subject: Nephrology Year: 2003 Type: Article

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Search on Google
Index: LILACS (Americas) Main subject: Patient Care Team / Renal Insufficiency, Chronic / Health Promotion Limits: Adolescent / Child / Female / Humans / Male Language: Portuguese Journal: J. bras. nefrol Journal subject: Nephrology Year: 2003 Type: Article