Estudo multicêntrico, aberto, prospectivo de eficácia e tolerabilidade da desloratadina no tratamento da rinite alérgica / A multicentre, open-label, prospective study of the efficacy and tolerability of desloratadine in the treatment of allegic rhinitis
RBM rev. bras. med
; RBM rev. bras. med;61(1/2): 87-94, jan.-fev. 2004. tab, graf
Article
in Pt
| LILACS
| ID: lil-385781
Responsible library:
BR12.1
RESUMO
Introdução:
A desioratadina, o principal metabólito da loratadína, é um novo anti- histamínico não sedante e tem se mostrado efetivo no controle de pacientes com rinite alérgica persistente (RAP)Objetivos:
Avaliar a eficácia e a tolerabilidade da desioratadina (um comprimido de 5 mg), administrada em dose única diária por 14 dias, em pacientes com RAP (maiores de 12 anos de idade) de intensidade moderada@grave.Métodos:
Este estudo, aberto e prospectivo, envolveu sete serviços universitários e avaliou 106 pacientes (12 a 55 anos, mediana 31,6 anos, 61,4por cento do sexo feminino) com diagnóstico médico de RAP Além de informações sobre a RAP (intensidade, duração, medicações utilizadas anteriormente, doenças associadas), foram pontuados os sintomas e sinais nasais (ETN) obstrução nasal, prurido nasal, espirros, rinorréia e os extranasais (ETEN) prurido ocular, hiperemia ocular, lacrimejamento e prurido em ouvídolpalato, conforme a intensidade (0-ausente a 3-íntenso) e com a soma dos dois escores se obteve o escore global (EGS). Além disso, os pacientes foram avaliados quanto à repercussão da RAP sobre a qualidade de vida. Os escores foram obtidos no início, 7 e 14 dias após o início do tratamento. A eficácia e a tolerabilidade da desloratadína pelo médico e pelo paciente, além do registro das reações adversas, também foram documentadas.Resultados:
O esquema de tratamento foi respeitado por 98,5porcento dos pacientes. Hou- ve redução estatisticamente significante do ETN (8,31 x 3,85 x 3,40), do ETEN (4,85 x 1,54 x 1,4 1) e do EGS (13,16 x 5,39 x 4,8 1)já na primeira semana de tratamento e que se manteve na outra semana de avaliação. A qualidade de vida melhorou de modo signifi- cante durante o tratamento (9,91 x 6,07x 5,19). Ao final do tratamento, reações adversas foram relatadas por 4,7 porcento dos pacientes (sonolência e cefaléia) e de intensidade levei moderada na maioria deles. O tratamento foi considerado eficaz em 88porcento e 86 porcento dos pacientes, segundo médicos e pacientes, respectivamente. A tolerabilidade foi apontada como excelente e boa.Conclusões:
A desloratadina (5 mgldia) foi eficaz no controle de sinais e sintomas de RAP e determinou melhora na qualidade de vida dos pacientes, foi bem tolerada e se mostrou segura.
Search on Google
Index:
LILACS
Main subject:
Quality of Life
/
Rhinitis, Allergic, Perennial
/
Multicenter Studies as Topic
/
Loratadine
/
Hypersensitivity
Type of study:
Clinical_trials
/
Observational_studies
Limits:
Adolescent
/
Adult
/
Female
/
Humans
Language:
Pt
Journal:
RBM rev. bras. med
Journal subject:
MEDICINA
Year:
2004
Type:
Article