Your browser doesn't support javascript.
loading
Anatomia dos ramos lateral, diagonal e ântero-superior no ventrículo esquerdo do coração humano / Anatomy of the lateral, diagonal and anterosuperior arterial branches of the left ventricle of the human heart
Ortale, José Roberto; Meciano Filho, José; Paccola, Ana Maria Ferreira; Leal, Júlia Guedes Pereira Garcia; Scaranari, Carolina Alves.
  • Ortale, José Roberto; s.af
  • Meciano Filho, José; s.af
  • Paccola, Ana Maria Ferreira; s.af
  • Leal, Júlia Guedes Pereira Garcia; s.af
  • Scaranari, Carolina Alves; s.af
Rev. bras. cir. cardiovasc ; 20(2): 149-158, abr.-jun. 2005. ilus, tab
Article in Portuguese | LILACS | ID: lil-413760
RESUMO

OBJETIVO:

O objetivo deste trabalho é a descrição dos ramos lateral, diagonal e ântero-superior, no tecido adiposo epicárdico do ventrículo esquerdo, e a análise da freqüência e do diâmetro destes, conforme o tipo de circulação coronariana. O conhecimento preciso desses ramos tem aplicabilidade na abordagem cirúrgica para a sua revascularização ou durante a injeção de substâncias cardioplégicas nos mesmos.

MÉTODO:

Dissecados 50 corações obtidos de necropsias de adultos, fixados em solução de formol e o ventrículo esquerdo dividido em três terços superior, médio e inferior. O ramo lateral originou-se do ramo circunflexo; o ramo diagonal, do ponto de divisão da artéria coronária esquerda e o ramo ântero-superior, do ramo interventricular anterior no terço superior do ventrículo esquerdo. Para cada ramo foram medidos o comprimento no epicárdio e o diâmetro, além disso foi relacionado o fluxo sangüíneo com o tipo de circulação coronariana.

RESULTADOS:

O diâmetro do ramo lateral, presente em 88 por cento dos casos, variou de 0,6 a 4,5 mm (média 2,1 ± 0,7mm). O diâmetro do ramo diagonal, presente em 50 por cento dos casos, variou de 1,0 a 3,8 mm (média 2,2 ± 0,7 mm). O diâmetro do ramo ântero-superior, presente em 84 por cento dos casos, variou de 1,0 a 4,1 mm (média 2,5 ± 0,8 mm). Foram encontrados 30/50 (60 por cento) casos de dominância da artéria coronária direita, 14/50 (28 por cento) casos de tipo balanceado e 6/12 (12 por cento) casos de dominância da artéria coronária esquerda. A média do fluxo sangüíneo do ramo ântero-superior apresentou valor decrescente nos tipos dominância da artéria coronária direita, balanceado e dominância da artéria coronária esquerda. Inversamente, o ramo lateral mostrou valor crescente, enquanto o ramo diagonal apresentou maior fluxo no tipo balanceado.

CONCLUSAO:

Os resultados demonstraram a complementaridade entre os ramos lateral, diagonal e ântero-superior, bem como a correlação entre a distribuição dos mesmos e os tipos de circulação coronariana.
Subject(s)
Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Coronary Circulation / Heart Limits: Adult / Humans Language: Portuguese Journal: Rev. bras. cir. cardiovasc Journal subject: Cardiology / General Surgery Year: 2005 Type: Article

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Coronary Circulation / Heart Limits: Adult / Humans Language: Portuguese Journal: Rev. bras. cir. cardiovasc Journal subject: Cardiology / General Surgery Year: 2005 Type: Article