Tumor neuroectodérmico primitivo na infância: relato de 13 casos e revisão da literatura / Primitive neuroectodermic tumor in childwood: a report of 13 cases and literature review
Rev. bras. cancerol
; 46(3): 293-298, jul.-set. 2000. ilus, tab
Article
in Pt
| LILACS
| ID: lil-434362
Responsible library:
BR440.1
RESUMO
Proposta a proposta desse estudo é a análise retrospectiva dos pacientes com diagnóstico de tumor neuroectodérmico primitivo (PNET), admitidos no Departamento de Pediatria do Hospital do Câncer no periodo de 1989 a 1996. Pacientes e métodos:
Ttdos os 13 pacientes portadores de PNET foram analisados retrospectivamente utilizando uma ficha para obtenção dos dados epidemiológicos clínicos, terapêuticos e seguimento de cada paciente.Resultados:
a cirurgia foi a primeira abordagem terapêutica em 2 pacientes. Quimioterapia foi administrada em 12 pacientes e radioterapia em 2. Dos 13 pacientes 5 estão vivos em seguimento médio de 48 meses após o término do tratamento.Conclusão:
a análise dos 13 pacientes com PNET e revisão da literatura demonstram a agressividade desse tumor. Devido a raridade dessa patologia, estudos multiinstitucionais, podem ter papel importante para análise de fatores prognósticos e consequente abordagem terapêutica.
Full text:
1
Index:
LILACS
Main subject:
Sarcoma, Ewing
/
Soft Tissue Neoplasms
/
Neuroectodermal Tumors, Primitive
Type of study:
Observational_studies
/
Prognostic_studies
/
Risk_factors_studies
Limits:
Adolescent
/
Child
/
Child, preschool
/
Female
/
Humans
/
Male
Language:
Pt
Journal:
Rev. bras. cancerol
Journal subject:
NEOPLASIAS
Year:
2000
Type:
Article