Estudo do diagnóstico de enfermagem fadiga em gestantes atendidas numa unidade básica de atenção à saúde / Study of nursing diagnosis fatigue among pregnant women from a primary care unit
Acta paul. enferm
; Acta Paul. Enferm. (Online);19(1): 70-75, jan.-mar. 2006. tab
Article
in Pt
| LILACS, BDENF
| ID: lil-438036
Responsible library:
BR1.2
RESUMO
OBJETIVO:
Analisar o diagnóstico de enfermagem Fadiga em gestantes.MÉTODOS:
Estudo transversal com 66 gestantes. Os dados foram coletados através de um roteiro estruturado de entrevista e exame físico. Para a análise foram geradas estatísticas descritivas com a frequência absoluta e percentual e aplicados testes de associação.RESULTADOS:
Do total, 72,7 por cento apresentaram o diagnóstico de enfermagem Fadiga. As características definidoras mais citadas foram Aumento das queixas físicas (78,8 por cento), Sonolência Ambiente barulhento (66,7 por cento) e Cansaço (65,2 por cento), e os fatores relacionados que estiveram mais presentes na amostra foram Estilo de vida enfadonho (54,5 por cento), Ansiedade (45,5 por cento) e Anemia (40,9 por cento).CONCLUSÃO:
O diagnóstico Fadiga apresenta determinadas características e fatores relacionados importantes, que devem ser foco de atenção por parte dos enfermeiros.
Full text:
1
Index:
LILACS
Main subject:
Nursing Diagnosis
/
Women's Health
/
Fatigue
Type of study:
Diagnostic_studies
/
Observational_studies
/
Prevalence_studies
Limits:
Adolescent
/
Adult
/
Female
/
Humans
/
Pregnancy
Language:
Pt
Journal:
Acta Paul. Enferm. (Online)
/
Acta paul. enferm
Journal subject:
ENFERMAGEM
Year:
2006
Type:
Article