Your browser doesn't support javascript.
loading
Necessidades em educação permanente percebidas por profissionais médicos das equipes da estratégia saúde da família dos municípios do projeto Telessaúde-RS / Continuing education needs perceived by medical teams of the family health strategy of the project municipalities Telessaúde-RS
Porto Alegre; s.n; 2009. 134 p. tab, graf.
Thesis in Portuguese | LILACS | ID: lil-535892
RESUMO
A Educação Permanente à Saúde (EPS) é um importante instrumento para garantir qualidade do cuidado em Atenção Primária à Saúde (APS). O Projeto Telessaúde RS objetiva avaliar as necessidades em EPS e qualificar a APS por meio de ferramentas de teleducação e teleassistência.

Objetivo:

Avaliar necessidades em EPS percebidas por médicos das equipes de Saúde da Família dos municípios participantes do Projeto Telessaúde RS.

Método:

Estudo transversal do censo de profissionais médicos de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) de 32 municípios do Rio Grande do Sul e Estudo Delphi de docentes de disciplinas em APS, preceptores de Residências de Medicina de Família e Comunidade, pesquisadores, gestores e profissionais da APS do Rio Grande do Sul.

Resultados:

Os temas em EPS com maior necessidade percebida estão associados às áreas de saúde mental, doenças cardiovasculares e outras doenças crônico-degenerativascomo Hipertensão e Diabetes. Observa-se concordância de leve à moderada (Kappa 0,2- 0,5) entre as necessidades em EPS de médicos do Projeto Telessaúde e o consenso do Estudo Delphi. A satisfação com o salário e a formação em Medicina de Família estão associados com maior concordância (...). Há pobre concordância entre necessidades percebidas e causas de internações por condições sensíveis à APS (ICSAP) mais freqüentes.

Conclusão:

O estudo Delphi constitui-se em ferramenta de apoio para condução de políticas de EPS. A avaliação da efetividade da APS por meio das ICSAPs deve ser incluída no processo de planejamento do cuidado em APS pelas equipes. percebidas e causas de internações por condições sensíveis à APS (ICSAP) mais freqüentes.

Conclusão:

O estudo Delphi constitui-se em ferramenta de apoio para condução de políticas de EPS. A avaliação da efetividade da APS por meio das ICSAPs deve ser incluída no processo de planejamento do cuidado em APS pelas equipes.
Subject(s)
Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Primary Health Care / Quality Assurance, Health Care / Family Health / Education, Medical, Continuing Type of study: Observational study / Prevalence study Limits: Humans Language: Portuguese Year: 2009 Type: Thesis

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Primary Health Care / Quality Assurance, Health Care / Family Health / Education, Medical, Continuing Type of study: Observational study / Prevalence study Limits: Humans Language: Portuguese Year: 2009 Type: Thesis