Your browser doesn't support javascript.
loading
Avaliação de modelo de atendimento a pacientes com relato de abuso de álcool / Consideration of examination model in related alcohol abuse patients
César, Karolina Gouveia; Ferri-de-Barros, João Eliezer; Conto, André Del Mastro; Marques, Marcelo Augusto.
Affiliation
  • César, Karolina Gouveia; Hospital Universitário de Taubaté. Serviço de Neurologia. Taubaté. BR
  • Ferri-de-Barros, João Eliezer; Universidade de Taubaté. Disciplina de Neurologia e Neurocirurgia. Taubaté. BR
  • Conto, André Del Mastro; Medicina da Universidade de Taubaté. Disciplina de Medicina. Taubaté. BR
  • Marques, Marcelo Augusto; Universidade de Taubaté. Disciplina de Medicina. Taubaté. BR
RBM rev. bras. med ; RBM rev. bras. med;67(3)mar. 2010.
Article in Pt | LILACS | ID: lil-545627
Responsible library: BR1.1
RESUMO
Os transtornos relacionados ao consumo de álcool estão entre os mais frequentes distúrbios neurológicos que acometem pacientes que procuram os prontos-socorros. Em um primeiro trabalho, analisando prontuários de 1.901 pacientes com estes transtornos, identificamos cinco categorias diagnósticas efeitos diretos da alcoolemia e/ou abstinência, distúrbios gastrointestinais e/ou metabólicos, infecções, distúrbios carenciais e trauma. Num segundo trabalho verificamos quantos transtornos relacionados ao abuso crônico de álcool apresenta um mesmo paciente, utilizando um modelo de atendimento embasado nas cinco categorias diagnósticas a comparação com a pesquisa anterior mostrou maior número de diagnósticos.

Objetivos:

verificar se o modelo proposto pode contribuir para que médicos socorristas façam um atendimento mais adequado de pacientes com os citados transtornos.

Metodologia:

trata-se de um estudo prospectivo. O modelo de atendimento foi apresentado a 88 médicos socorristas da região do Vale do Paraíba numa breve entrevista. Após dois meses, os médicos responderam um questionário que avalia se utilizaram o modelo proposto e se houve melhora do atendimento aos pacientes.

Resultados:

abordamos 88 médicos na primeira fase e 83 na segunda fase. A resposta ao nosso questionário foi favorável, sendo que 66,3% dos médicos usaram o modelo de atendimento proposto e 54,2% modificaram o seu atendimento a estes pacientes.

Conclusão:

o modelo de atendimento proposto aos pacientes com relato de consumo de álcool é útil e aplicável para o médico socorrista.
Key words
Search on Google
Index: LILACS Type of study: Observational_studies Language: Pt Journal: RBM rev. bras. med Journal subject: MEDICINA Year: 2010 Type: Article
Search on Google
Index: LILACS Type of study: Observational_studies Language: Pt Journal: RBM rev. bras. med Journal subject: MEDICINA Year: 2010 Type: Article