Your browser doesn't support javascript.
loading
Alterações fisiológicas e metabólicas em indivíduo com distrofia muscular de Duchenne durante tratamento fisioterapêutico: um estudo de caso / Physiological and metabolic alterations in Duchenne's muscular dystrophy patient during a physiotherapeutic treatment: a case study
Gevaerd, Monique da Silva; Domenech, Susana Cristina; Borges Júnior, Noé Gomes; Higa, Daniela Fernanda; Silva, Adriano Eduardo Lima.
  • Gevaerd, Monique da Silva; s.af
  • Domenech, Susana Cristina; s.af
  • Borges Júnior, Noé Gomes; s.af
  • Higa, Daniela Fernanda; s.af
  • Silva, Adriano Eduardo Lima; s.af
Fisioter. mov ; 23(1): 93-103, jan.-mar. 2010. graf
Article in Portuguese | LILACS | ID: lil-579369
RESUMO
O tratamento fisioterapêutico tem fundamental importância na manutenção da qualidade de vida desses pacientes. Contudo, existe grande dificuldade em graduar o grau de cansaço e o limite de exigência da musculatura durante o tratamento. Adicionalmente, não existe na literatura descrição sobre alterações fisiológicas e metabólicas durante uma atividade de esforço nessa população específica.

OBJETIVOS:

O presente trabalho teve como objetivos avaliar as alterações fisiológicas e metabólicas em indivíduo com DMD durante um programa de fisioterapia, relacionando-as com apercepção subjetiva de esforço (PSE).

METODOLOGIA:

Este estudo foi realizado na Clínica de Prevenção e Reabilitação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O sujeito do estudo foi um paciente com DMD (sexo masculino, 17 anos). Foram coletados dados de concentrações plasmáticas de lactato e glicose, frequência cardíaca e frequência respiratória, pressão arterial e percepção de esforço segundo a escala de PSE CR10 de Borg. Os dados foram coletados aos 0, 15, 30 e 45minutos de atendimento fisioterapêutico. A sessão de fisioterapia foi dividida em 3 etapas com atividade de intensidade e exigência muscular crescentes. Foram realizados 6 atendimentos.

RESULTADOS:

Os resultados demonstraram PSE crescente durante a sessão de fisioterapia. Foi verificada uma relação linear entre as variáveis metabólicas e a PSE. Já as variáveis fisiológicas não demonstraram relação proporcional com a PSE.

CONCLUSÃO:

Sugere-se que a PSE é uma forma simples de monitoramento do cansaço de pacientes com DMD, durante o tratamento fisioterapêutico.
Subject(s)
Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Perception / Muscular Dystrophy, Duchenne / Physical Exertion Limits: Adolescent / Humans / Male Language: Portuguese Journal: Fisioter. mov Journal subject: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Year: 2010 Type: Article

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Perception / Muscular Dystrophy, Duchenne / Physical Exertion Limits: Adolescent / Humans / Male Language: Portuguese Journal: Fisioter. mov Journal subject: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Year: 2010 Type: Article