Your browser doesn't support javascript.
loading
Correlação entre experiência de cáries em molares decíduos e primeiros molares permanentes / Correlation between caries experience in deciduous molars and first permanent molars
Silva, Jeison Gabriel da; Farias, Maria Mercês Aquino Gouveia; Araújo, Silvana Marchiori; Silveira, Eliane Garcia da; Schmitt, Beatriz Helena Eger.
  • Silva, Jeison Gabriel da; Universidade do Vale de Itajaí. Itajaí. BR
  • Farias, Maria Mercês Aquino Gouveia; Universidade do Vale de Itajaí. Itajaí. BR
  • Araújo, Silvana Marchiori; Universidade do Vale de Itajaí. Itajaí. BR
  • Silveira, Eliane Garcia da; Universidade do Vale de Itajaí. Itajaí. BR
  • Schmitt, Beatriz Helena Eger; Universidade do Vale de Itajaí. Itajaí. BR
RFO UPF ; 15(3)set.-dez. 2010.
Article in Portuguese | LILACS | ID: lil-586946
RESUMO

Objetivo:

Investigar a correlação entre experiência de cáries em molares decíduos e primeiros molares per-manentes em crianças com idades entre de seis a nove anos.

Métodos:

A amostra foi composta por 74 crianças atendidas na clínica de odontopediatria da Universidade do Vale do Itajaí nos semestres 2009.1 e 2009.2. O instrumento de coleta de dados foram os prontuários que portavam odontogramas, de onde se coletaram o ceo-MD (cariados/perdidos/obturados-molares decídu-os) e CPO-MP (cariados/perdidos/obturados-molares permanentes).

Resultados:

O ceo-MD variou de 0 a 8, com média e desvio-padrão de 3,22 e 2,73, respectivamente, sendo para 28,4% das crianças o ceo-MD = 0 e para 71,6% o ceo-MD > 0. Em relação aos primeiros molares permanentes, 74,3% das crianças apresenta-ram CPO-MP igual a 0 e 25,7%, CPO-MD > 0. O CPO-MP variou de 0 a 4, com média e desvio-padrão de 0,47 e 0,90, respectivamente. Não foi observada dife-rença estatisticamente significante entre as idades ava-liadas em relação ao ceo-MD; em relação ao CPO-MP, observou-se uma relação estatisticamente significante apenas quando comparadas as idades de oito e nove anos. Com relação ao gênero, também não houve diferenças estatisticamente significantes. A análise bivaria-da das variáveis ceo-MD e CPO-MP não demonstrou correlação significativa (coeficiente de Spearman (rs = 0,151), demonstrando que o ceo-MD não influenciou no CPO-MP.

Conclusões:

Não foi observado aumento da experiência de cárie com a idade, exceto ao se com-parar o CPO-MP de oito com nove anos; não se obser-vou diferença estatisticamente significante entre os gêneros; na amostra estudada o ceo-MD não influenciou no CPO-MP.

Full text: Available Index: LILACS (Americas) Language: Portuguese Journal: RFO UPF Journal subject: Dentistry Year: 2010 Type: Article Affiliation country: Brazil Institution/Affiliation country: Universidade do Vale de Itajaí/BR

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Full text: Available Index: LILACS (Americas) Language: Portuguese Journal: RFO UPF Journal subject: Dentistry Year: 2010 Type: Article Affiliation country: Brazil Institution/Affiliation country: Universidade do Vale de Itajaí/BR