Your browser doesn't support javascript.
loading
Laser fracionado não ablativo de erbium versus cicatrizes de acne: uma terapia promissora / Fractional non-ablative erbium laser versus acne scars: a promising therapy
Curi, Viviane Chehin; Matos, Tatiana Nogueira; Macedo, Ana Carolina Lisboa de; Sandin, Juliana; Sakai, Fernanda Dias Pacheco; Peppe, Thaís Adura; Peppe, Thaís Adura.
Affiliation
  • Curi, Viviane Chehin; Universidade de Santo Amaro. Departamento de Dermatologia. Santo Amaro. BR
  • Matos, Tatiana Nogueira; Universidade de Santo Amaro. Departamento de Dermatologia. Santo Amaro. BR
  • Macedo, Ana Carolina Lisboa de; Universidade de Santo Amaro. Departamento de Dermatologia. Santo Amaro. BR
  • Sandin, Juliana; Universidade de Santo Amaro. Departamento de Dermatologia. Santo Amaro. BR
  • Sakai, Fernanda Dias Pacheco; Universidade de Santo Amaro. Departamento de Dermatologia. Santo Amaro. BR
  • Peppe, Thaís Adura; s.af
  • Peppe, Thaís Adura; s.af
RBM rev. bras. med ; RBM rev. bras. med;68(3,supl.)ago. 2011.
Article in Pt | LILACS | ID: lil-604840
Responsible library: BR1.1
RESUMO

Introdução:

A acne vulgar é uma dermatose crônica do folículo pilossebáceo de elevada prevalência e que afeta mais de 85% dos adolescentes. Aproximadamente 14% dos pacientes desenvolvem cicatrizes, o que gera um importante impacto psicológico. Dentre as opções de tratamento está o laser fracionado não ablativo de erbium, que é uma terapia recente que induz a neocolagênese e o remodelamento da textura da pele, sem afetar a epiderme, assim reduzindo o risco de efeitos adversos.

Métodos:

O estudo foi realizado com 20 pacientes, entre 20 e 40 anos de idade e fototipos de I a IV, sem tratamento prévio das cicatrizes. Foram realizadas quatro sessões com intervalo de um mês e utilizada a ponteira de 10 mm, com pulso de energia de 30-50 mJ. A resposta ao tratamento foi avaliada com exame clínico e registro fotográfico, além de avaliação da satisfação subjetiva dos pacientes através de uma escala (A - muito satisfeito; B - pouco satisfeito; e C - insatisfeito).

Resultados:

A maioria dos candidatos (80%) completou o estudo em 16 semanas. Houve abandono do tratamento por 20% dos pacientes devido ao tempo prolongado de cicatrização. Dos pacientes que completaram o estudo, 70% tiveram satisfação plena, 10% gostariam de um resultado melhor (resolução completa das cicatrizes), 10% apresentaram hipercromia pós-inflamatória importante e 10% não tolerariam novo tratamento por dor.

Conclusão:

Quando comparado a lasers ablativos, o laser fracionado não ablativo de erbium se mostrou uma excelente opção, com tempo de recuperação e dor bastante aceitáveis, além de poucas e reversíveis reações adversas.
Key words
Search on Google
Index: LILACS Type of study: Risk_factors_studies Language: Pt Journal: RBM rev. bras. med Journal subject: MEDICINA Year: 2011 Type: Article
Search on Google
Index: LILACS Type of study: Risk_factors_studies Language: Pt Journal: RBM rev. bras. med Journal subject: MEDICINA Year: 2011 Type: Article