Your browser doesn't support javascript.
loading
Paciente HIV-positivo com aumento de volume bilateral da glândula parótida: Relato de caso. / HIV-positive patient with bilateral swelling of parotid gland: Case Report
Targa Stramandinoli, Roberta; Serafim Cesa, Thiago; Della Giustina, Jean Carlos; Lucena Schussel, Juliana; Galbiatti Pedruzzi, Paola Andrea; Moacir Sassi, Laurindo.
  • Targa Stramandinoli, Roberta; Mestre em Estomatologia, Doutoranda em Oncologia (USP). Cirurgiã-Dentista do Serviço de Cirurgia Bucomailofacial do Hospital Ersasto Gaertner.
  • Serafim Cesa, Thiago; Cirurgião-Dentista (Residente do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial do Hospital Ersasto Gaertner..
  • Della Giustina, Jean Carlos; Cirurgião-Dentista (Residente do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial do Hospital Ersasto Gaertner..
  • Lucena Schussel, Juliana; Mestre e Doutora em Patologia Oral (USP) (Cirurgiã-dentista do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial do HEG).
  • Galbiatti Pedruzzi, Paola Andrea; Mestre em Oncologia (Médica do Serviço de Cabeça e Pescoço do HEG ).
  • Moacir Sassi, Laurindo; Mestre em Cirurgia de Cabeça e Pescoço (Hospital Heliópolis) e Doutor em Ciências da Saúde (UFESP). Chefe do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial do HEG..
Article in Portuguese | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-639237
RESUMO

Introdução:

Pacientes HIV-positivo são acometidos por váriossinais e sintomas na região de cabeça e pescoço, sendo o aumentode volume de uma glândula salivar um achado comum. A glândulaparótida é a mais afetada, com frequente comprometimentobilateral.

Objetivo:

Chamar a atenção para a pesquisa de HIVem pacientes adultos com aumento de volume das glândulassalivares, principalmente a parótida, uma vez que pode ser aprimeira manifestação da infecção viral. Relato de caso Opresente artigo relata um caso de um paciente masculino, adulto,com aumento de volume bilateral de glândula parótida, associadoà linfadenomegalia cervical generalizada. Após avaliaçãoclínica e tomográfica, solicitou-se exame sorológico para HIV, oqual confirmou positividade. O paciente foi encaminhado paratratamento. Comentários finais O presente caso ressalta aimportância do exame minucioso da região de cabeça e pescoço,e a correlação do aumento de volume da glândula parótida empacientes infectados pelo HIV.

Search on Google
Index: LILACS (Americas) Language: Portuguese Journal: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Year: 2011 Type: Article

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Search on Google
Index: LILACS (Americas) Language: Portuguese Journal: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Year: 2011 Type: Article