Your browser doesn't support javascript.
loading
Valor do protocolo diagnóstico e terapêutico no tratamento do câncer da cabeça e pescoço no Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia do Hospital Heliópolis, São Paulo / Value of diagnosis and therapeutic protocol on the treatment of head and neck cancer at Department of Head and Neck Surgery and Otorhinolaryngology of Hospital Heliópolis, São Paulo
Curioni, Otávio Alberto; de Sales Chagas, José Francisco; Marcucci, Marcelo; Rapoport, Abrão; Dedivitis, Rogério Aparecido; Cernea, Cláudio Roberto; Garcia Brandão, Lenine.
  • Curioni, Otávio Alberto; Doutor pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Chefe do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia do Hospital Heliópolis, São Paulo.
  • de Sales Chagas, José Francisco; Universidade Federal de São Paulo. São Paulo. BR
  • Marcucci, Marcelo; Universidade Federal de São Paulo. São Paulo. BR
  • Rapoport, Abrão; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. São Paulo. BR
  • Dedivitis, Rogério Aparecido; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas. Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Grupo de Laringe.
  • Cernea, Cláudio Roberto; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
  • Garcia Brandão, Lenine; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Rev. bras. cir. cabeça pescoço ; 41(4)out.-dez. 2012.
Article in Portuguese | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-658423
RESUMO
Introdução: Cerca de 500 casos novos de câncer de cabeçae pescoço são atendidos anualmente no Hospital Heliópolis(SP). As taxas de sobrevida global em cinco anos variam como sítio do tumor e seu estadiamento e, assim sendo, torna-senecessário o estabelecimento de diretrizes de tratamento vistoque na experiência de grupos de ponta predominam indicaçõesmonoterápicas nos casos iniciais (I e II) e politerápicas nosavançados (III e IV). A tomada da melhor decisão terapêuticapassa drasticamente pela mudança do paradigma, norteado pelosresultados da literatura, onde constatamos resultados de sobrevidanem sempre satisfatórios. Como paradigma terapêutico no câncerde cabeça e pescoço, a abordagem deve ser multiprofissionalad initio. Métodos: No Departamento de Cirurgia de Cabeça ePescoço e Otorrinolaringologia do Hospital Heliópolis (SP) de 2000a 2010, 1908 pacientes foram matriculados no Registro Hospitalarde Câncer, dos quais 1537 eram neoplasias epidermoides e 351outras neoplasias. A faringe, laringe, boca e glândulas salivarescorresponderam com 80,54% dos casos. O tratamento da lesãoprimária se baseou na ressecabilidade, dano estético e/ou funcional,autonomia de escolha e condições clínicas e a abordagem cervicaldependeu da localização da lesão primária ou da presença dametástase linfonodal. Ambulatoriamente os pacientes foramacompanhados trimestralmente com exame físico loco-regionale exames de imagem. Os pacientes diagnosticados com recidivatumoral foram avaliados quanto à possibilidade de resgate cirúrgicoe/ou radioterápico, além de protocolos de quimioterapia de suporte.Para aqueles sem possibilidade terapêutica considerou-se astécnicas de paliação oncológica com participação multiprofissional,além de suporte familiar. Resultados: Sua aferição é feita pormeio da sobrevida global e livre de doença, tendo os estádios Ie II cifras de remissão há 5 anos em torno de 100%. Porém, 10%a 15% evoluem mal, com metástases regionais ou à distância,o que leva a seguimento cuidadoso nos 2 primeiros anos,introduzindo atualmente o uso bienal de PetCT. Os estádios III eIV cursam com 40% de recidiva regional e 10% à distância com predomínio de associação terapêutica, devendo-se incluir de rotinaa quimioterapia de adjuvância e neoadjuvância, que apesar de nãoestar comprovada sua eficácia no aumento da sobrevida global,aumenta em 20% a sobrevida livre de doença. O seguimentocuidadoso inclui a PetCT para detecção precoce de recidivas, ondepoderá haver necessidade de mobilização de equipe multidisciplinarpara paliação terapêutica e terminalidade de vida.

Search on Google
Index: LILACS (Americas) Type of study: Diagnostic study / Practice guideline / Prognostic study Language: Portuguese Journal: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Year: 2012 Type: Article Affiliation country: Brazil Institution/Affiliation country: Universidade Federal de São Paulo/BR / Universidade de São Paulo/BR

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Search on Google
Index: LILACS (Americas) Type of study: Diagnostic study / Practice guideline / Prognostic study Language: Portuguese Journal: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Year: 2012 Type: Article Affiliation country: Brazil Institution/Affiliation country: Universidade Federal de São Paulo/BR / Universidade de São Paulo/BR