Your browser doesn't support javascript.
loading
Autoavaliação vocal, avaliação perceptivo-auditiva da voz e qualidade de vida em pacientes com suspeita de câncer tireoidiano: existe correlação? / Vocal self-assessment, auditory-perceptual evaluation of voice and quality of life in patients with suspected thyroid cancer: does a correlation exist?
de Araújo Pernambuco, Leandro; de Morais Costa, Érika Beatriz; de Souza Zimmermann, Thaís; de Sousa Silva, Anne Carla; Costa da Silva, Biliane.
  • de Araújo Pernambuco, Leandro; Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Assistente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)..
  • de Morais Costa, Érika Beatriz; Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Fonoaudióloga clínica..
  • de Souza Zimmermann, Thaís; Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Fonoaudióloga clínica..
  • de Sousa Silva, Anne Carla; Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Fonoaudióloga clínica..
  • Costa da Silva, Biliane; Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Fonoaudióloga clínica..
Article in Portuguese | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-671028
RESUMO

Introdução:

A avaliação multidimensional da voz pode serrealizada em pacientes com suspeita de câncer tireoidiano,considerando que nesta fase de investigação da doença,sintomas relacionados à voz podem estar presentes.

Objetivo:

Verificar se há correlação entre a autoavaliação vocal, a avaliaçãoperceptivo-auditiva da voz pelo fonoaudiólogo e a qualidade devida relacionada à voz em indivíduos com suspeita de câncertireoidiano. Casuística e

Método:

Amostra de 28 indivíduoscom suspeita de câncer tireoidiano atendidos em hospitaluniversitário, idade média de 49,11(±14,50) anos e predomínio dosexo feminino (n=23; 82,1%). A autoavaliação vocal e a avaliaçãofonoaudiológica foram realizadas por meio de uma escalavisual analógica (EVA) composta por uma linha de 100 mm. Foiaplicado o Questionário de Qualidade de Vida em Voz (QVV).Foram utilizados os testes não paramétricos de Mann-Whitney eKruskal-Wallis e o coeficiente de correlação de Spearman. O nívelde significância foi de 5%.

Resultados:

14 (50%) voluntáriosmencionaram ter queixa vocal. As médias foram de 36,43(±27,91)para autoavaliação vocal, 30,25(±15,83) para avaliação dofonoaudiólogo, 85,00(±18,43) para o escore total do QVV,92,86(±10,29) para o escore sócio-emocional e 84,21(±18,61)para o escore funcionamento físico. Foi encontrada correlaçãonegativa moderada entre a autoavaliação vocal e o escore totaldo QVV (p<0,05) e entre autoavaliação vocal e o escore defuncionamento físico (p<0,05).

Conclusões:

Nessa amostra,existiu correlação negativa moderada entre autoavaliação equalidade de vida; não houve correlação entre a avaliação dofonoaudiólogo e autoavaliação do paciente.

Search on Google
Index: LILACS (Americas) Type of study: Diagnostic study Language: Portuguese Journal: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Year: 2013 Type: Article

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Search on Google
Index: LILACS (Americas) Type of study: Diagnostic study Language: Portuguese Journal: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Year: 2013 Type: Article