Your browser doesn't support javascript.
loading
Marcação pré-operatória com carvão nas metástases linfonodais não palpáveis da região cervical, guiada pela ultrassonografia / Preoperative marking with activated charcoal suspension for the ultrasound-guided localization of nonpalpable metastatic lymph nodes
Aquino Cavallieri, Suzana; Kligerman, Jacob; Aquino Cavallieri, Fernanda; Damian Conti, Carolina; Aguiar Gomes, Clara Fernanda.
  • Aquino Cavallieri, Suzana; Médica Radiologista. Médica Radiologista da Clínica Cavallieri.
  • Kligerman, Jacob; Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Cirurgião de Cabeça e Pescoço do Instituto Nacional do Câncer.
  • Aquino Cavallieri, Fernanda; Médica Radiologista. Médica Radiologista da Clínica Cavallieri e da Clínica São Vicente..
  • Damian Conti, Carolina; Médica Radiologista. Médica Radiologista do Instituto Nacional do Câncer, do Hospital Federal de Bonsucesso, da Clínica Radiológica Luiz Felippe Mattoso e da Clínica Cavallieri.
  • Aguiar Gomes, Clara Fernanda; Médica Radiologista. Médica Radiologista do Instituto Nacional do Câncer e da Clínica Cavallieri..
Article in Portuguese | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-678901
RESUMO

Introdução:

A incidência de recorrência não palpável delinfonodos cervicais detectada por ultrassonografia no pósoperatóriode tireoidectomia tem aumentado com uso do examede ultrassom no seguimento desses pacientes. Desta forma,uma eficiente e segura marcação pré-operatória da lesão énecessária a fim de colaborar para o sucesso da segunda cirurgia,reduzindo as complicações.

Objetivo:

Estudar a segurança e aeficácia da marcação pré-cirúrgica com carvão ativado guiadapor ultrassonografia para a localização de linfonodos cervicaisnão palpáveis durante o ato cirúrgico.

Método:

Entre agosto de2010 e maio de 2011 foram avaliados 18 pacientes com 24 lesõescervicais não palpáveis que foram submetidas à marcação cominjeção de carvão ativado guiada por ultrassonografia. Todosos pacientes foram submetidos à ressecção cirúrgica logo apósa marcação. A eficácia e as complicações da marcação e dadetecção cirúrgica foram avaliadas através de ultrassonografia,cirurgia e estudo histopatológico.

Resultados:

Todas as 24lesões foram evidenciadas no ato cirúrgico e posteriormenteenviadas para avaliação histopatológica. O tamanho médio daslesões localizadas foi de 0,9 cm. Linfonodos cervicais foram aslesões mais marcadas, nos níveis IV, VI e VII. A taxa de sucessotécnico da marcação e da detecção ultrassonográfica para aslesões suspeitas foi de 100% (24/24). Não se observou nenhumacomplicação.

Conclusão:

O uso da marcação pré-operatóriacom carvão ativado mostrou ser um método seguro e eficaz noscasos de lesões não palpáveis da região cervical, em pacientespreviamente submetidos à cirurgia.

Search on Google
Index: LILACS (Americas) Language: Portuguese Journal: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Year: 2013 Type: Article

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Search on Google
Index: LILACS (Americas) Language: Portuguese Journal: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Year: 2013 Type: Article