Capacidade antimicrobiana de diferentes medicações intracanais sobre o Enterococcus faecalis
Dent. press endod
; 2(2): 53-58, 2012. ilus, tab
Article
in Pt
| LILACS, BBO
| ID: lil-686405
Responsible library:
BR510.1
RESUMO
Objetivo:
avaliar a atividade antimicrobiana da clorexidina em gel a 2%, óleo de copaíba, extrato de própolis e hidróxido de cálcio associado ao propilenoglicol sobre o Enterococcus faecalis.Métodos:
cinquenta dentes humanos unirradiculares foram instrumentados manualmente com lima K #50 e distribuídos em grupos de acordo com a substância intracanal. Posteriormente, foi inoculado 100μl de caldo do microrganismo, exceto no grupo controle negativo. Em seguida, as raízes foram inseridas em tubos de ensaio individuais, imersas em BHI elevadas à estufa a 37°C por 48 horas. Após o turvamento do meio, as raízes foram irrigadas com tiossulfato de sódio,preenchidas com uma das substâncias-teste, imersas em tubos contendo meio BHI por 7 dias a 37°C. Decorrido esse prazo, as medicações foram removidas das raízes com auxílio de limas K e abundante irrigação com tiossulfato de sódio. As raízes foram novamente imersas em BHI e, 24 horas após, os tubos foram analisados por um único examinador treinado para a categorização do turvamento do meio de cultura.Conclusão:
por meio do método empregado foi possível observar que nenhuma substância testada foi efetiva contra o Enterococcus faecalis
Search on Google
Index:
LILACS
Main subject:
Propolis
/
Plant Oils
/
Calcium Hydroxide
/
Chlorhexidine
/
Enterococcus faecalis
/
Propylene Glycol
/
Products with Antimicrobial Action
/
Anti-Bacterial Agents
Limits:
Humans
Language:
Pt
Journal:
Dent. press endod
Journal subject:
ORTODONTIA
Year:
2012
Type:
Article