Your browser doesn't support javascript.
loading
Qualidade de vida em adolescentes com deficiência / Quality of life in adolescents with disabilities
Torres, Vanthauze Marques Freire; Vieira, Sandra Conceição Maria.
Affiliation
  • Torres, Vanthauze Marques Freire; Universidade de Pernambuco. Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Recife. BR
  • Vieira, Sandra Conceição Maria; Universidade de Pernambuco. Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Recife. BR
Rev. CEFAC ; 16(6): 1953-1961, Nov-Dec/2014. tab
Article in Pt | LILACS | ID: lil-736266
Responsible library: BR1.1
RESUMO

OBJETIVO:

avaliar a percepção da qualidade de vida de adolescentes escolares com deficiência física, visual e auditiva.

MÉTODOS:

tratou-se de um estudo descritivo e de corte transversal com 98 adolescentes entre 10 e 19 anos, em 26 instituições de ensino público estadual do Recife-PE. Para avaliação da qualidade de vida foi utilizado o questionário de avaliação abreviado da qualidade de vida da organização mundial de saúde. Para análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e inferencial, aplicando-se os testes Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, com p<0,05.

RESULTADOS:

observou-se uma menor percepção da qualidade de vida global e nos domínios meio ambiente e físico dos adolescentes com deficiência física em relação aos deficientes visuais e auditivos. No tocante aos domínios, tanto entre os deficientes físicos, visuais e os auditivos, os menores escores apresentados foram os do meio ambiente. Os maiores escores apresentados para os deficientes físicos, visuais e auditivos foram nas relações sociais. Os escolares inseridos em sala especial, do gênero feminino e não residentes com os pais obtiveram uma menor percepção da qualidade de vida nos domínios psicológico, meio ambiente, relações sociais e qualidade de vida global.

CONCLUSÃO:

os adolescentes com deficiência inseridos em salas especiais apresentaram-se como o grupo mais vulnerável na percepção da qualidade de vida global e nos domínios psicológico, social e meio ambiente entre os escolares investigados, sugerindo a necessidade de atenção pública e melhoria das condições de acessibilidade e segurança desta população. .
Key words

Full text: 1 Index: LILACS Type of study: Observational_studies / Prevalence_studies Language: Pt Journal: Rev. CEFAC Journal subject: Terapia / PATOLOGIA DA FALA E LINGUAGEM / Terapia / Reabilita‡Æo Year: 2014 Type: Article

Full text: 1 Index: LILACS Type of study: Observational_studies / Prevalence_studies Language: Pt Journal: Rev. CEFAC Journal subject: Terapia / PATOLOGIA DA FALA E LINGUAGEM / Terapia / Reabilita‡Æo Year: 2014 Type: Article