Your browser doesn't support javascript.
loading
Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologia / Work, continuing education and income professional audiologist active in audiology
Gonçalves, Mariana Thuany; Fernandes, Brízia Lacerda; Santos, Juliana Nunes; Ninno, Camila Queiroz de Moraes Silveira Di; Britto, Denise Brandão de Oliveira e.
  • Gonçalves, Mariana Thuany; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Minas Gerais. BR
  • Fernandes, Brízia Lacerda; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Minas Gerais. BR
  • Santos, Juliana Nunes; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Minas Gerais. BR
  • Ninno, Camila Queiroz de Moraes Silveira Di; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Minas Gerais. BR
  • Britto, Denise Brandão de Oliveira e; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Minas Gerais. BR
Rev. CEFAC ; 16(6): 1775-1782, Nov-Dec/2014. tab, graf
Article in Portuguese | LILACS | ID: lil-736272
RESUMO

OBJETIVO:

investigar o perfil de formação e atuação do fonoaudiólogo na área de Audiologia na 6ª Região, além de analisar a satisfação profissional, e verificar possíveis relações entre o grau de aperfeiçoamento profissional e de satisfação do fonoaudiólogo com a renda salarial mensal.

MÉTODOS:

estudo transversal descritivo com fonoaudiólogos inscritos no Conselho Regional de Fonoaudiologia 6ª Região por meio da aplicação de um questionário analisando as variáveis formação acadêmica, áreas de atuação profissional, faixa salarial e satisfação com a profissão, no período de maio a outubro de 2012.

RESULTADOS:

foram investigados 857 fonoaudiólogos. Destes, 63,8% atuam com Audiologia, 53,7% se graduaram em Minas Gerais, 51,4% possuem especialização e 5,5%, mestrado, o que se relacionou estatisticamente com maior renda salarial (p<0,05). No que se refere à fonte de renda, 84,1% relataram ter na Fonoaudiologia a sua única fonte de renda e a maior parte recebe de 2 a 5 salários mínimos. A maioria trabalha com audiologia ocupacional. O otorrinolaringologista é o profissional que mais encaminha pacientes. Dos investigados, 54,1% não estão satisfeitos com a profissão. Houve relação significante entre satisfação profissional e renda.

CONCLUSÃO:

observou-se pouca inserção do fonoaudiólogo nas áreas de perícia, teste de processamento auditivo central, reabilitação vestibular, programa de conservação auditiva e testes labirínticos. Ressalta-se a importância da continuidade dos estudos para auxiliar na inserção profissional no mercado de trabalho e melhorar a qualificação profissional. Torna-se evidente a necessidade de se integrar formação acadêmica e profissional. .


Full text: Available Index: LILACS (Americas) Language: Portuguese Journal: Rev. CEFAC Journal subject: Terapia / Speech-Language Pathology / Terapia / Reabilita‡Æo Year: 2014 Type: Article Affiliation country: Brazil Institution/Affiliation country: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/BR

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS


Full text: Available Index: LILACS (Americas) Language: Portuguese Journal: Rev. CEFAC Journal subject: Terapia / Speech-Language Pathology / Terapia / Reabilita‡Æo Year: 2014 Type: Article Affiliation country: Brazil Institution/Affiliation country: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/BR