Your browser doesn't support javascript.
Ser cuidador de familiar com câncer de cabeça e pescoço / Being familiar caregiver of patient with head and neck cancer
Article in Portuguese | LILACS (Americas) | ID: lil-794432
Responsible library: BR6.1
RESUMO
Conhecer a percepção de cuidadores informais sobre o cuidar de um familiaracometido por neoplasia maligna de cabeça e pescoço.

Métodos:

Estudo qualitativo realizadono período de março a maio de 2014, no ambulatório de radioterapia do Centro de AltaComplexidade em Oncologia (CACON) do Hospital Universitário de Brasília (HUB)-Brasil,baseado em entrevista semiestruturada com nove cuidadores. Os dados foram submetidos àAnálise de Conteúdo, sendo identificadas quatro unidades de significado “Representação docâncer na família”, “O cuidado visto como dívida, recompensa individual ou reconstituiçãodo elo familiar”, “Repercussões do câncer na vida pessoal do cuidador” e “Rede e apoiosociais utilizados pelos cuidadores”.

Resultados:

Foram atribuídos ao câncer sentimentos detristeza e surpresa diante do diagnóstico, bem como a ideia de castigo. O cuidar foi visto comosatisfação pessoal, dever cumprido e oportunidade de reaproximação familiar. Sobrecarga emudança na rotina foram funções alteradas. Religiosidade, troca de experiência na sala deespera e apoio institucional apareceram como estratégias de enfrentamento.

Conclusão:

Aexperiência de cuidar de familiar com câncer de cabeça e pescoço tem interferência direta navida dos cuidadores. O acolhimento institucional ser apontado como uma estratégia dentro darede social reforça a importância de integrar os cuidadores como parte significativa do planode cuidados traçado pela equipe de saúde...
Subject(s)

Similar

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Full text: Available Index: LILACS (Americas) Main subject: Oncology Nursing / Caregivers / Family Relations / Head and Neck Neoplasms / Neoplasms Limits: Humans Language: Portuguese Journal: Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) Journal subject: Public Health Year: 2015 Type: Article Affiliation country: Brazil Institution/Affiliation country: Hospital Universitário de Brasília/BR / Universidade de Brasília/BR