Impacto da realidade virtual na funcionalidade e percepção de melhora de indivíduos com hemiparesia crônica: um estudo piloto / Impact of virtual reality-based therapy on functionality and perception of improvement in individuals with chronic hemiparesis: a pilot study
Fisioter. Bras
; 22(6): 859-870, Fevereiro 7, 2022.
Article
en Pt
| LILACS
| ID: biblio-1358288
Biblioteca responsable:
BR1561.1
RESUMO
Objetivo:
Avaliar os efeitos da realidade virtual sobre a funcionalidade da marcha e percepção de mudança de indivíduos com hemiparesia crônica.Métodos:
Estudo clínico piloto do tipo experimental, longitudinal, prospectivo e de braço único. A amostra foi composta por indivíduos hemiparéticos submetidos ao treinamento funcional em ambiente de realidade virtual (RV). Na avaliação inicial (AV1) utilizou-se o Timed Up and Go (TUG) para análise da mobilidade e após 12 sessões de RV, na avaliação final (AV2), acrescentou-se a Escala de Mudança Percebida (EMP). Para verificar a normalidade dos dados utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk, o teste T-Student ou de Wilcoxon para comparar os dados (p ≤ 0,05) e o Effect Size (ES) pela fórmula de Cohen (d) para o tamanho do efeito.Resultados:
Dez indivíduos hemiparéticos (64,6 ± 9,53 anos) realizaram o TUG (AV1) em 14,59 ± 5,03 segundos e AV2 em 13,96 ± 4,64 segundos (p = 0,18) e o EF teve efeito insignificante (d = 0,14). O jogo Free Step apresentou diferença significativa entre a primeira e última sessão (p = 0,004) e na EMP os valores obtidos foram de 2,57 ± 0,3 de três pontos.Conclusão:
A RV não promoveu melhora significante na mobilidade funcional, mas os indivíduos relataram mudanças positivas em alguns componentes da EMP. (AU)Palabras clave
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Asunto principal:
Realidad Virtual
/
Marcha
Idioma:
Pt
Revista:
Fisioter. Bras
Asunto de la revista:
MEDICINA FISICA E REABILITACAO
Año:
2022
Tipo del documento:
Article