Capacidade funcional de indivíduos com doenças crônicas / Functional capacity of individuals with chronic diseases
Fisioter. Bras
; 23(1): 37-50, Fev 11, 2022.
Article
en Pt
| LILACS
| ID: biblio-1358398
Biblioteca responsable:
BR1561.1
RESUMO
Introdução:
As doenças crônicas são condições complexas de saúde associadas a sintomas variados, que aumentam a propensão a exacerbações, redução da capacidade funcional e piora da qualidade de vida (QV). Assim, restabelecer a capacidade funcional pode ser um importante alvo terapêutico, reduzindo a morbidade e a mortalidade. Para tal, torna-se necessária a monitorização dessa importante variável.Objetivo:
Investigar a capacidade funcional de indivíduos com doenças crônicas.Métodos:
Estudo transversal de amostra por conveniência com indivíduos adultos com doenças crônicas, o qual analisou o nível de capacidade funcional utilizando o Teste de Caminhada de 6 Minutos (TC6M) e o teste de sentar e levantar. A capacidade cardiorrespiratória por meio do questionário Duke Activity Status Index (DASI) e dispneia pelo Medical Research Council (MRC). Para avaliar o impacto da doença na vida do indivíduo, foi analisada a qualidade de vida (QV) pelo Questionário do Hospital Saint George na Doença Respiratória (SGRQ), o Questionário STOP-BANG para a detecção do risco de Síndrome Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e para a avaliação da Sonolência Excessiva Diurna (SES) foi utilizado o questionário de Epworth. Os dados foram analisados no programa estatístico SigmaPlot versão 11.0 (Systat Software).Resultados:
Foram estudados 77 indivíduos com doenças crônicas, sendo o principal diagnóstico a DPOC. A maior parte apresentou dispneia grau 2, aproximadamente 39% Sonolência Diurna e, aproximadamente, 25% alto risco de SAOS. A QV foi reduzida em todos os domínios, principalmente no domínio que analisou o impacto da doença na vida. A capacidade cardiorrespiratória foi baixa. A distância percorrida média no TC6m correspondeu a 72,72% do valor predito, demonstrando baixa capacidade funcional.Conclusão:
Os indivíduos, com doenças crônicas, estudados apresentaram condições de saúde comprometidas de maneira multidimensional, com redução da capacidade funcional. Houve redução da qualidade de vida e da qualidade de sono, com a presença de distúrbio do sono em uma parcela significativa, além da presença de uma variedade de condições que repercutiram negativamente na sua vida. (AU)Palabras clave
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Asunto principal:
Calidad de Vida
/
Enfermedades Respiratorias
/
Apnea Obstructiva del Sueño
/
Disnea
/
Prueba de Paso
/
Trastornos de Somnolencia Excesiva
Tipo de estudio:
Observational_studies
/
Prevalence_studies
Idioma:
Pt
Revista:
Fisioter. Bras
Asunto de la revista:
MEDICINA FISICA E REABILITACAO
Año:
2022
Tipo del documento:
Article