O teleatendimento na atenção Primária à Saúde em tempos de pandemia da COVID-19: um relato de experiência
Saúde Redes
; 8(3): 393-403, 20221231.
Article
en Pt
|
LILACS-Express
| LILACS
| ID: biblio-1426075
Biblioteca responsable:
BR1973.9
RESUMO
Objetivo:
descrever as atividades de teleatendimento desenvolvidas como estratégias de assistência à saúde pelos Residentes em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade (UERN/PMM), diante do cenário da pandemia do Novo Coronavírus e pela ótica da Residente em Fisioterapia.Método:
estudo qualitativo do tipo relato de experiência. Resultados e Discussões Os serviços de APS tiveram que readaptar seu processo de trabalho e rotinas para atender às necessidades impostas pela pandemia de COVID-19. O teleatendimento é realizado por todos os profissionais residentes da UBS de acordo com cada categoria e de forma multiprofissional. Se dá por meio de um aparelho celular com acesso à internet e linha telefônica, podendo ocorrer através de ligações e/ou mensagens de texto em aplicativo de mensagens. Os atendimentos são direcionados conforme a demanda, no âmbito da fisioterapia, os mais diversos distúrbios traumato/ortopédicos são as situações mais assistidas.Conclusão:
O contexto pandêmico exigiu uma readaptação dos serviços prestados pela ESF e pelos profissionais da Residência Multiprofissional. A estratégia do teleatendimento permite a segurança dos usuários e profissionais em um contexto de fragilização ao mesmo tempo que atingiram um público amplo e vulnerável, em contrapartida suprimi o contato manual, ferramenta importante do fisioterapeuta e dos demais profissionais da saúde.Palabras clave
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Tipo de estudio:
Screening_studies
Idioma:
Pt
Revista:
Saúde Redes
Asunto de la revista:
Cincias da Sa£de
/
Sa£de P£blica
Año:
2022
Tipo del documento:
Article