Your browser doesn't support javascript.
loading
Preparação cognitiva comportamental do assoalho pélvico com balão vaginal para o parto / Behavioral cognitive preparation of the pelvic floor with vaginal balloon for childbirth
Fernandes, Camila Alcântara; Cavalcante, Isabela Lima; Soares, Ana Clara Nunes; Dias, George Alberto da Silva; Araújo, Nazete dos Santos; Nunes, Erica Feio Carneiro; Latorre, Gustavo Fernando Sutter.
Afiliación
  • Fernandes, Camila Alcântara; Universidade do Estado do Pará (UEPA). Belém (PA). BR
  • Cavalcante, Isabela Lima; Universidade do Estado do Pará (UEPA). Belém (PA). BR
  • Soares, Ana Clara Nunes; Universidade do Estado do Pará (UEPA). Belém (PA). BR
  • Dias, George Alberto da Silva; Universidade do Estado do Pará (UEPA). Belém (PA). BR
  • Araújo, Nazete dos Santos; Universidade da Amazônia (UNAMA). Belém (PA). BR
  • Nunes, Erica Feio Carneiro; Universidade Federal da Bahia (UFBA). Belém (PA). BR
Fisioter. Bras ; 23(2): 305-318, mai 19, 2022.
Article en Pt | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1436325
Biblioteca responsable: BR1561.1
RESUMO

Introdução:

Para aliviar ou prevenir as disfunções dos músculos do assoalho pélvico é necessário sejam treinados seus parâmetros funcionais coordenação, força, potência, resistência e pré-contração, bem como tenham capacidade de alongamento suficiente durante a passagem do bebê, a fim de evitar lacerações e outras lesões.

Objetivo:

Avaliar a percepção de puérperas acerca do uso do balão vaginal, em termos cognitivo-comportamental, na preparação para o parto vaginal.

Métodos:

Estudo descritivo do tipo transversal e qualitativo, realizado com puérperas primíparas de parto vaginal que fizeram ou não o uso do balão vaginal durante a gestação, avaliadas por meio de uma ficha de avaliação sociodemográfica e obstétrica e da aplicação dos questionários sobre os eventos do trabalho de parto e de percepção do uso Epi-No.

Resultados:

Participaram do estudo 20 puérperas. Não houve diferença entre as puérperas quanto a presença de lacerações vaginais e o tempo de trabalho de parto. Todas as mulheres do grupo que utilizaram o balão vaginal perceberam influência positiva no trabalho de parto.

Conclusão:

O treinamento dos músculos do assoalho pélvico para o parto com balão vaginal exerceu efeito positivo na preparação cognitivo-comportamental da amostra estudada, o que facilitou o trabalho de parto.
Palabras clave
Buscar en Google
Índice: LILACS Idioma: Pt Revista: Fisioter. Bras Asunto de la revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Año: 2022 Tipo del documento: Article
Buscar en Google
Índice: LILACS Idioma: Pt Revista: Fisioter. Bras Asunto de la revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Año: 2022 Tipo del documento: Article