Your browser doesn't support javascript.
loading
Efeito da massagem e do kinesio taping na dismenorreia primária / Effect of massage and kinesio taping on primary dysmenorrhea
Salerno, Gisela Rosa Franco; Garcia, Isabella Santana; Oliveira, Bárbara Valente de; Carvalho, Eduarda Coutinho de.
Afiliación
  • Salerno, Gisela Rosa Franco; Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo (SP). BR
  • Garcia, Isabella Santana; Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo (SP). BR
  • Oliveira, Bárbara Valente de; Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo (SP). BR
  • Carvalho, Eduarda Coutinho de; Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo (SP). BR
Fisioter. Bras ; 23(6): 853-897, 2022-12-22.
Article en Pt | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1436551
Biblioteca responsable: BR1561.1
RESUMO

Introdução:

A dismenorreia é caracterizada por dores na região lombar e abdominal inferior e está associada ao ciclo menstrual sendo frequente em jovens mulheres e afetando suas atividades de vida diária e a qualidade de sono.

Objetivo:

Verificar o efeito da massagem do tecido conjuntivo (MTC) e do Kinesio Taping na dismenorreia primária nas variáveis dor, influência da dor nas atividades de vida diária e qualidade do sono.

Métodos:

Participaram do estudo 63 mulheres entre 18-26 anos e que referiam dor igual ou superior a 5 na Escala Visual Analógica (EVA). Destas, apenas 21 participaram efetivamente do estudo, e foram divididas em 3 grupos Grupo Controle (7) que não recebeu intervenção, Grupo MTC (6) tratado com massagem terapêutica e grupo Kinesio Taping (8) que recebeu aplicação do recurso em baixo ventre e lombar. Para avaliação foi utilizada a EVA para dor; questionário para influência da dor nas AVDs, e as Escalas Visuais Análogas do Sono para qualidade de sono.

Resultados:

Os grupos que receberam intervenção apresentaram melhora significativa da dor em relação ao grupo controle em todos os momentos avaliados (p < 0,05) e melhora da influência da dor nas AVDs em todos os dias do ciclo quando comparado o mês controle e o mês da intervenção (p < 0,05). A avaliação do sono não demonstrou diferença estatística entre o mês controle e tratamento, mas na análise entre grupos, o Kinesio Taping demonstrou-se superior (p = 0,03).

Conclusão:

Houve redução do quadro álgico nos grupos que receberam intervenção, e o Kinesio Taping demonstrou-se mais efetivo na melhora da qualidade do sono.
Palabras clave
Buscar en Google
Índice: LILACS Idioma: Pt Revista: Fisioter. Bras Asunto de la revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Año: 2022 Tipo del documento: Article
Buscar en Google
Índice: LILACS Idioma: Pt Revista: Fisioter. Bras Asunto de la revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Año: 2022 Tipo del documento: Article