Avaliaçäo do retardo do neurodesenvolvimento em crianças especiais em serviço universitário de visäo subnormal / Neurodevelopmental retardation in children
Arq. bras. oftalmol
; Arq. bras. oftalmol;62(3): 235-8, maio-jun. 1999. tab, graf
Article
en Pt
| LILACS
| ID: lil-251252
Biblioteca responsable:
BR734.1
RESUMO
Objetivo:
O objetivo do presente trabalho é o de mensurar o retardo do neurodesenvolvimento, como parâmetro inicial, para controle da efetividade da intervençäo em crianças especiais de 0 a 3 anos de idade encaminhadas a serviço de visäo subnormal.Método:
Foi realizada consulta oftalmológica de rotina incluíndo acuidade visual pelos Cartöes de Teller e o registro da média do grau de desenvolvimento neuropsicomotor observado usando-se um protocolo para avaliaçäo do desenvolvimento infantil e avaliaçäo funcional da visäo adaptado de Knoblock e col.Resultados:
Em 6 sujeitos (20 por cento) a medida da acuidade visual foi considerada normal para a idade. A idade do neurodesenvolvimento foi, em média, 19 por cento menor que a idade cronológica. 14 sujeitos (45 por cento) apresentaram acuidade visual considerada baixa para a idade. A idade do neurodesenvolvimento foi, em média, 55 por cento menor que a idade cronológica. Em 11 sujeitos (35 por cento) näo foi possível a medida da acuidade visual. Nestes a idade do neurodesenvolvimento foi, em média, 64 por cento menor que a idade cronológica.Conclusäo:
A facilidade com que os dados säo obtidos e os resultados apresentados poderäo ser utilizados para uma avaliaçäo mais prolongada e prospectiva, no sentido de avaliar a resposta à intervençäo precoce nos diferentes graus de retardo e de visäo
Buscar en Google
Índice:
LILACS
Asunto principal:
Ceguera
Tipo de estudio:
Evaluation_studies
Límite:
Child, preschool
/
Humans
/
Infant
/
Newborn
Idioma:
Pt
Revista:
Arq. bras. oftalmol
Asunto de la revista:
OFTALMOLOGIA
Año:
1999
Tipo del documento:
Article