Abscesso cerebral na infância / Brain abscess in childhood
Pediatr. mod
; 35(7): 521-5, jul. 1999. tab
Article
en Pt
| LILACS
| ID: lil-263093
Biblioteca responsable:
BR11.1
RESUMO
Objetivo:
Relato da evoluçäo clínica de 15 crianças com diagnóstico de abscesso cerebral, internadas na enfermaria de Infectologia Pediátrica do Hospital Säo Paulo, da Universidade Federal de Säo Paulo (Unifesp).Métodos:
Foi realizada uma análise retrospectiva dos prontuários de pacientes com diagnóstico de abscesso cerebral, internados na enfermaria durante o período de janeiro de 1987 a dezembro de 1998. Foram avaliados idade, sexo, dias de internaçäo. quadro clínico, fatores predisponentes, diagnóstico e tratamento.Resultados:
A idade dos pacientes variou de 2 meses a 13 anos, sendo apenas duas crianças do sexo feminino. A duraçäo da internaçäo variou de 27 a 158 dias. Entre os achados clínicos mais frequentes encontramos as manifestaçöes de aumento da pressäo intracraniana e febre. Entre os fatores predisponentes, as cardiopatias congênitas cianóticas e infecçöes do ouvido médio foram encontradas em cinco pacientes cada uma. As localizaçöes mais frequentes foram os lobos frontal e temporal, sendo encontrados abscessos múltiplos em cinco pacientes. O tratamento realizado foi a antibioticoterapia associada à denagem cirúrgica, que näo foi realizada em apenas dois pacientes. O agente etiológico mais encontrado em material de punçäo foi o Proteus. O acompanhamento foi realizado através de tomografia computadorizada de crânio e da evoluçäo clínica.Conclusöes:
O abscesso cerebral deve ser investigado em pacientes com sinais neurológicos, incluindo as manifestaçöes de aumento da pressäo intracraniana ou febre, principalmente em presença de fatores predisponentes, como cardiopatias congênitas, infecçöes do ouvido médio/mastóide ou meningite pregressa.
Buscar en Google
Índice:
LILACS
Asunto principal:
Proteus
/
Absceso Encefálico
/
Tomografía Computarizada por Rayos X
/
Cerebro
/
Cardiopatías Congénitas
/
Antibacterianos
Tipo de estudio:
Observational_studies
/
Risk_factors_studies
Límite:
Adolescent
/
Child
/
Child, preschool
/
Female
/
Humans
/
Infant
/
Male
Idioma:
Pt
Revista:
Pediatr. mod
Asunto de la revista:
PEDIATRIA
Año:
1999
Tipo del documento:
Article