Your browser doesn't support javascript.
loading
Estudo de trabeculectomia pela biomicroscopia ultra-sônica / The trabeculectomy study using ultrasound biomicroscopy
Roitberg, Marcelo; Ribeiro, Breno Barreto; Costa, Leonardo Torqueti; Cronemberger, Sebastião; Marigo, Flávio de Andrade.
  • Roitberg, Marcelo; Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Belo Horizonte. BR
  • Ribeiro, Breno Barreto; Universidade Federal de Minas Gerais. Setor de Oftalmologia. Serviço de Glaucoma. Belo Horizonte. BR
  • Costa, Leonardo Torqueti; Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. BR
  • Cronemberger, Sebastião; Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. BR
  • Marigo, Flávio de Andrade; Universidade Federal de Minas Gerais. Serviço de Glaucoma. Belo Horizonte. BR
Rev. bras. oftalmol ; 62(6): 445-456, jun. 2003. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-353798
RESUMO

Objetivos:

Estudar, comparar e correlacionar estruturas anatômicas de olhos submetidos à trabeculectomia pela biomicroscopia ultra-sônica com o sucesso ou insucesso cirúrgico. Local Serviço de Glaucoma do Hospital São Geraldo, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Métodos:

Foram estudados 93 olhos de 69 pacientes portadores de glaucoma crônico simples, submetidos à trabeculectomia, sem a utilização de medicamentos antimetabólitos. Os olhos foram divididos em dois grupos, de acordo com o critério de eficácia cirúrgica adotado sucesso e insucesso. Todos os olhos foram submetidos à biomicroscopia ultra-sônica para medir a largura, o comprimento, a altura e a área do óstio interno; a espessura do retalho escleral; o comprimento do trajeto do humor aquoso abaixo do retalho escleral; a altura do óstio externo posterior; o comprimento e a altura da cavidade no interior da bolsa fistulante, a espessura da parede e a altura da bolsa fistulante.

Resultados:

As bolsas fistulantes apresentaram-se estatisticamente mais altas (p<0,001), com paredes mais espessas (p<0,001), com mais cavidades (p<0,001) e estas, mais altas (p<0,001) e mais extensas (p<0,001) no grupo sucesso. Não foram detectadas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos estudados quanto a largura (p=0,833), o comprimento (p=0,263), a área (p=0,577), e a altura (p=0,482) do óstio interno; a espessura do retalho escleral (p=0,502); o comprimento do trajeto do humor aquoso abaixo do retalho escleral (p=0,182) e a altura do óstio externo posterior (p=0,613).

Conclusões:

O estudo da trabeculectomia pela biomicroscopia ultra-sônica permite concluir que as bolsas fistulantes elevadas, com paredes espessadas, apresentando cavidade e esta, alta e extensa correlacionam-se com o sucesso cirúrgico. As bolsas fistulantes ausentes ou poucos elevadas, com paredes finas, com cavidade, porém esta, pouco elevada e de comprimento reduzido correlacionam-se com o insucesso cirúrgico. A largura, o comprimento, a área e a altura do óstio interno; a espessura do retalho escleral; o comprimento do trajeto do humor aquoso abaixo do retalho escleral e a altura do óstio externo posterior não se correlacionam com a eficácia da trabeculectomia.
Asunto(s)
Buscar en Google
Índice: LILACS (Américas) Asunto principal: Trabeculectomía / Glaucoma de Ángulo Abierto / Ojo Límite: Humanos Idioma: Portugués Revista: Rev. bras. oftalmol Asunto de la revista: Oftalmología Año: 2003 Tipo del documento: Artículo País de afiliación: Brasil Institución/País de afiliación: Universidade Federal de Minas Gerais/BR

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Buscar en Google
Índice: LILACS (Américas) Asunto principal: Trabeculectomía / Glaucoma de Ángulo Abierto / Ojo Límite: Humanos Idioma: Portugués Revista: Rev. bras. oftalmol Asunto de la revista: Oftalmología Año: 2003 Tipo del documento: Artículo País de afiliación: Brasil Institución/País de afiliación: Universidade Federal de Minas Gerais/BR