Caracterização da violência sexual em mulheres atendidas no projeto Maria-Maria em Teresina-PI / Characterization of sexual violence against women in the Maria-Maria project in Teresina, PI
Rev. bras. ginecol. obstet
; Rev. bras. ginecol. obstet;26(2): 111-116, mar. 2004. tab, graf
Article
en Pt
| LILACS
| ID: lil-358852
Biblioteca responsable:
BR26.1
RESUMO
OBJETIVO:
avaliar as características da violência sexual contra mulheres, os tipos de crimes sexuais e as lesões corporais resultantes.METODOS:
estudo descritivo baseado nas informações de 102 prontuários de vítimas de violência sexual atendidas no Projeto Maria-Maria, de março de 2002 a março de 2003, que atendiam aos critérios de elegibilidade. Foram descritos as características da violência, os tipos de crime e as lesões corporais sofridas. Para tabulação e análise dos dados utilizou-se o programa Epi-Info, versão 6.04, para percentual simples e distribuição de freqüência.RESULTADOS:
a idade das vítimas variou de 1 a 68 anos; 65,7 por cento eram menores de 20 anos e uma em cada quatro tinham até nove anos de idade. A maioria era solteira (78,3 por cento) e com baixa escolaridade (74,2 por cento). O crime predominou no período noturno (64,7 por cento), em local ermo com maior freqüência (39,2 por cento), seguido da residência da vítima (34,3 por cento), e no local da abordagem (67,6 por cento). Entre as vítimas adolescentes predominou perpetrador desconhecido, ao passo que as crianças foram vítimas exclusivamente de homens conhecidos. No caso de crianças menores de dez anos o atentado ao pudor foi o crime mais freqüente (73,8 por cento) e para as adolescentes, o estupro (66,4 por cento). Os traumas corporais ocorreram em 76,7 por cento dos casos, destacando-se os hematomas, edema vulvar e escoriações.CONCLUSÕES:
a violência sexual predominou em crianças e adolescentes, solteiras e com baixa escolaridade. A agressão ocorreu mais à noite, por desconhecidos, em local ermo nas adolescentes e por conhecidos (vizinhos principalmente), nos domicílios, nas crianças. O estupro prevaleceu em maiores de dez anos e o atentado violento ao pudor nas crianças de um a nove anos, habitualmente associados a traumas genitais e corporais.
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Asunto principal:
Violación
/
Abuso Sexual Infantil
/
Violencia Doméstica
Límite:
Adolescent
/
Adult
/
Child
/
Child, preschool
/
Female
/
Humans
/
Male
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. bras. ginecol. obstet
Asunto de la revista:
GINECOLOGIA
/
OBSTETRICIA
Año:
2004
Tipo del documento:
Article