Your browser doesn't support javascript.
loading
Urodinâmica convencional versus cistometria simplificada para caracterização da incontinência urinária feminina / Conventional urodynamics versus simplified cystometry for characterization of female urinary incontinence
Kawano, Paulo Roberto; Amaro, João Luiz; Silva, Fábio Scarpa e; Agostinho, Aparecido Donizete; Yamamoto, Hamilto Akihissa; Trindade, José Carlos Souza.
  • Kawano, Paulo Roberto; UNESP. Faculdade de Medicina de Botucatu. Departamento de Urologia. Botucatu. BR
  • Amaro, João Luiz; UNESP. Faculdade de Medicina de Botucatu. Departamento de Urologia. Botucatu. BR
  • Silva, Fábio Scarpa e; UNESP. Faculdade de Medicina de Botucatu. Departamento de Urologia. Botucatu. BR
  • Agostinho, Aparecido Donizete; UNESP. Faculdade de Medicina de Botucatu. Departamento de Urologia. Botucatu. BR
  • Yamamoto, Hamilto Akihissa; UNESP. Faculdade de Medicina de Botucatu. Departamento de Urologia. Botucatu. BR
  • Trindade, José Carlos Souza; UNESP. Faculdade de Medicina de Botucatu. Departamento de Urologia. Botucatu. BR
Rev. bras. ginecol. obstet ; 26(4): 311-316, maio 2004. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-361203
RESUMO

Objetivo:

avaliar a concordância dos diferentes parâmetros urodinâmicos comparados à cistometria simplificada, permitindo uma diminuição na relação custo-benefício no diagnóstico da incontinência urinária de esforço (IUE) na mulher.

Métodos:

foram coletadas e avaliadas retrospectivamente as informações contidas dos prontuários de trinta pacientes acompanhadas, no período de janeiro de 2000 a março de 2001. Todas foram submetidas a exame físico geral e ginecológico. O estudo urodinâmico foi realizado pela técnica convencional, utilizando-se aparelho Dynograph Recorder R-611. A cistometria simplificada foi realizada com auxílio de um equipo em "Y" de PVC (pressão venosa central), conectado a um sonda de Foley 14 F, que permitia tanto a infusão de soro fisiológico como a captação da pressão intra-vesical. Foram analisados os parâmetros volume residual, capacidade vesical, complacência, presença de contrações involuntárias do detrusor e perdas urinárias aos esforços. Para determinação da proporção de concordância entre os métodos foram utilizados o teste de concordância de Pearson e o teste de Wilcoxon, para amostras relacionadas.

Resultados:

a média de idade foi de 50 anos, com extremos variando de 28 a 70 anos. O índice de concordância entre os estudos, na demonstração das perdas urinárias aos esforços, foi de 67 por cento. Para a detecção das contrações involuntárias do detrusor, a proporção de concordância foi de 90 por cento. A média do volume residual encontrado na cistometria simplificada foi de 16,8 ml contra 2 ml da urodinâmica convencional, com diferença significativa (p < 0, 01). A média de capacidade vesical máxima no estudo urodinâmico foi de 440,5 ml enquanto que, na cistometria simplificada, foi de 387 ml (p < 0,05). A complacência vesical foi, em média, significativamente maior na cistometria simplificada (43,0 ml/cmH2O) quando comparada ao estudo urodinâmico (31,5 ml/cmH2O), com p < 0,01.

Conclusão:

avaliações preliminares sugerem que a propedêutica uroginecológica associada à cistometria simplificada é uma opção a ser considerada na avaliação clínica e pré-operatória de pacientes com IVE em substituiçâo à urodinâmica convencional, particularmente onde esta última não se encontra disponível. A cistometria simplificada é um exame acessível que é capaz de detectar contrações involuntárias do detrusor, assim como identificar perdas urinárias com relativa sensibilidade, proporcionando ao examinador noções fidedignas do comportamento vesical.
Asunto(s)
Texto completo: Disponible Índice: LILACS (Américas) Asunto principal: Incontinencia Urinaria de Esfuerzo Tipo de estudio: Estudio pronóstico Límite: Adulto / Femenino / Humanos Idioma: Portugués Revista: Rev. bras. ginecol. obstet Asunto de la revista: Ginecologia / Obstetrícia Año: 2004 Tipo del documento: Artículo País de afiliación: Brasil Institución/País de afiliación: UNESP/BR

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponible Índice: LILACS (Américas) Asunto principal: Incontinencia Urinaria de Esfuerzo Tipo de estudio: Estudio pronóstico Límite: Adulto / Femenino / Humanos Idioma: Portugués Revista: Rev. bras. ginecol. obstet Asunto de la revista: Ginecologia / Obstetrícia Año: 2004 Tipo del documento: Artículo País de afiliación: Brasil Institución/País de afiliación: UNESP/BR