Resultados histológicos e detecção do HPV em mulheres com células escamosas atípicas de significado indeterminado e lesão escamosa intra-epitelial de baixo grau na colpocitologia oncológica / Histological results and HPV detection in women with pap smear showing atypical squamous cells of undetermined significance and low-grade squamous intraepithelial lesion
Rev. bras. ginecol. obstet
; Rev. bras. ginecol. obstet;26(6): 457-462, jul. 2004. tab
Article
en Pt
| LILACS
| ID: lil-365529
Biblioteca responsable:
BR26.1
RESUMO
OBJETIVOS:
avaliar o desempenho da colpocitologia oncológica (CO) e da Captura de Híbridos II (CHII) para o diagnóstico de lesão cervical histológica significativa (NIC2/3) em mulheres encaminhadas com CO contendo atipias celulares de significado indeterminado (ASCUS) ou lesão escamosa intra-epitelial de baixo grau (LSIL).MÉTODOS:
estudo de corte transversal no qual foram incluídas 161 mulheres encaminhadas, entre agosto de 2000 e setembro de 2002, devido a CO com resultado de ASCUS ou LSIL. As mulheres responderam a questionário específico sobre características sociodemográficas e reprodutivas e foram submetidas a exame ginecológico com coleta de CO e CHII, sendo realizada colposcopia com eventual biópsia de áreas suspeitas. Foi aplicado o teste do qui-quadrado para as associações da idade, uso de condom, uso de anticoncepcional oral e tabagismo com os resultados da CHII. Foram calculados a sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo da CO e da CHII para detectar NIC2/3. Todos os cálculos foram realizados com intervalos de confiança estatística de 95 por cento.RESULTADOS:
sessenta e sete porcento das mulheres com menos de 30 anos de idade tiveram testes positivos para o HPV. A CO e CHII tiveram sensibilidade de 82 por cento em detectar NIC2/3 quando considerados como positivos ASCUS, LSIL ou HSIL. Quando se consideram como positivas apenas as CO com HSIL, este exame apresenta acentuado ganho de especificidade (de 29 para 95 por cento) e valor preditivo positivo (de 12 para 50 por cento), superando a CHII, porém com redução igualmente significativa de sua sensibilidade (de 82 para 41 por cento).CONCLUSÕES:
nossos resultados indicaram grande potencial da CHII para detectar mulheres com NIC2/3 entre as pacientes com ASCUS/LSIL na CO de encaminhamento.
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Asunto principal:
Papillomaviridae
/
Cuello del Útero
/
Colposcopía
Tipo de estudio:
Diagnostic_studies
/
Observational_studies
/
Prevalence_studies
/
Prognostic_studies
Límite:
Adolescent
/
Adult
/
Female
/
Humans
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. bras. ginecol. obstet
Asunto de la revista:
GINECOLOGIA
/
OBSTETRICIA
Año:
2004
Tipo del documento:
Article
/
Project document