Alterações pós-anestésicas do hematócrito em cirurgias ortognáticas / Postanesthetic hematocrit changes in orthognathic surgery
Rev. bras. anestesiol
; Rev. bras. anestesiol;55(1): 78-86, jan.-fev. 2005. tab
Article
en Pt, En
| LILACS
| ID: lil-393574
Biblioteca responsable:
BR14.1
RESUMO
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:
Com o aumento de doenças transmissíveis através das transfusões sangüíneas, as suas indicações estão sendo muito questionadas. Os objetivos deste trabalho são avaliar a perda sangüínea peri-operatória, e a recuperação do hematócrito após 14 dias, em pacientes submetidos à cirurgia ortognática, realizada sob anestesia geral e hipotensão controlada, com três diferentes técnicas de reposição volêmica.MÉTODO:
Foi realizado um estudo prospectivo em pacientes submetidos consecutivamente à cirurgia ortognática, no período entre agosto de 1985 a julho de 2003. Os pacientes foram divididos em três grupos; grupo I, com autodoação prévia de 7 dias; grupo II, com autodoação intra-operatória; e grupo III, com hemodiluição normovolêmica. A medicação pré-anestésica, a indução, a manutenção, os fármacos e a monitorização foram padronizados. Os pacientes foram submetidos à anestesia geral com hipotensão arterial induzida e controlada. Foram analisados a perda sangüínea, o tempo anestésico, as pressões sistólica, diastólica e média, a freqüência cardíaca, o hematócrito e a hemoglobina antes da indução anestésica, e o hematócrito e a hemoglobina após 60 horas e 14 dias do pós-operatório bem como as complicações peri-operatórias.RESULTADOS:
A perda sangüínea foi de 1340,03 ± 427,97 no grupo I; 1098,08 ± 429,30 no grupo II; e 1044,71 ± 526,56 no grupo III, com diferença estatística significativa no grupo I em relação aos grupos II e III. Houve diminuição significativa do hematócrito antes da indução da anestesia (24 por cento), comparado aos resultados obtidos em 60 horas, e restauração de 83 por cento do hematócrito, em 14 dias.CONCLUSÕES:
A perda sangüínea peri-operatória nos três grupos foi considerável, com mínima necessidade de transfusão de sangue alogênico. A quase totalidade dos pacientes tolerou a perda sangüínea, pois eram em geral jovens, estado físico ASA I e II e sem grande comorbidade associada. O hematócrito em 14 dias não recuperou o valor pré-operatório.
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Asunto principal:
Prognatismo
/
Cuidados Preoperatorios
/
Hemoglobinas
/
Pérdida de Sangre Quirúrgica
/
Procedimientos Quirúrgicos Orales
/
Hipotensión Controlada
/
Mandíbula
Tipo de estudio:
Observational_studies
Límite:
Female
/
Humans
/
Male
Idioma:
En
/
Pt
Revista:
Rev. bras. anestesiol
Asunto de la revista:
ANESTESIOLOGIA
Año:
2005
Tipo del documento:
Article