Your browser doesn't support javascript.
loading
Tuberculose em município de porte médio do Sudeste do Brasil: indicadores de morbidade e mortalidade, de 1985 a 2003 / Tuberculosis in a medium-sized city in the Southeast of Brazil: morbidity and mortality rates (1985 - 2003)
Vendramini, Silvia H. F; Gazetta, Cláudia Eli; Chiaravalotti Netto, Francisco; Cury, Maria R; Meirelles, Edna B; Kuyumjian, Fátima G; Villa, Tereza C. S.
  • Vendramini, Silvia H. F; s.af
  • Gazetta, Cláudia Eli; s.af
  • Chiaravalotti Netto, Francisco; s.af
  • Cury, Maria R; s.af
  • Meirelles, Edna B; s.af
  • Kuyumjian, Fátima G; s.af
  • Villa, Tereza C. S; s.af
J. bras. pneumol ; 31(3): 237-243, maio-jun. 2005. mapas, graf
Artículo en Portugués, Inglés | LILACS | ID: lil-416518
RESUMO

INTRODUÇÃO:

A tuberculose é uma doença ligada à pobreza, má distribuição de renda, urbanização, epidemia da síndrome da imunodeficiência adquirida, e multirresistência.

OBJETIVO:

Analisar indicadores de morbidade e mortalidade por tuberculose de São José do Rio Preto, entre 1985 e 2003, comparados com os do Estado de São Paulo e Brasil. Verificar a relação entre risco de ocorrência da doença e níveis socioeconômicos.

MÉTODO:

Sistemas de informações utilizados Mortalidade (SIM), Notificação de Tuberculose (Epi-Tb), Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), Departamento de Informação e Informática do Sistema Unico de Saúde (DATASUS) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os casos novos notificados em 2003 na área urbana foram geo-referenciados e analisados. Gerou-se um mapa temático dos setores agrupados em três classes socioeconômicas, com os respectivos valores dos coeficientes de incidência de tuberculose.

RESULTADOS:

Coeficientes de incidência e mortalidade foram semelhantes, para valores totais e segundo o sexo, para o Brasil e Estado de São Paulo. No município os valores foram sempre menores. A proporção de casos com co-infecção tuberculose/vírus da imunodeficiência humana variou entre 29 por cento e 37 por cento. Em 2002, a cobertura do tratamento supervisionado foi, respectivamente, de 65 por cento e 59 por cento entre co-infectados e não co-infectados, com taxa de cura de 81 por cento e de abandono de 1 por cento. O risco de adoecer foi três vezes maior na área com piores níveis socioeconômicos.

CONCLUSÃO:

A identificação de áreas com diferentes riscos para tuberculose permite que o sistema de saúde municipal trate as distintas realidades e priorize regiões com maiores incidências da doença.
Texto completo: Disponible Índice: LILACS (Américas) Tipo de estudio: Estudio de tamizaje País/Región como asunto: America del Sur / Brasil Idioma: Inglés / Portugués Revista: J. bras. pneumol Asunto de la revista: Neumología Año: 2005 Tipo del documento: Artículo

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponible Índice: LILACS (Américas) Tipo de estudio: Estudio de tamizaje País/Región como asunto: America del Sur / Brasil Idioma: Inglés / Portugués Revista: J. bras. pneumol Asunto de la revista: Neumología Año: 2005 Tipo del documento: Artículo