Interictal electroencephalographic findings in children and adults with temporal lobe tumors
Arq. neuropsiquiatr
; Arq. neuropsiquiatr;64(2b): 359-362, jun. 2006. tab
Article
en En
| LILACS
| ID: lil-433271
Biblioteca responsable:
BR1.1
RESUMO
OBJETIVO:
Avaliar os aspectos eletrencefalográficos interictais e clínicos de crianças e adultos com epilepsia do lobo temporal secundária a lesões tumorais.MÉTODO:
Análise retrospectiva dos aspectos clínicos e eletrencefalográficos interictais de 16 crianças (64 exames) e 12 adultos (78 exames) com lesões tumorais no lobo temporal.RESULTADOS:
As etiologias mais freqüentes foram gangliogliomas e DNETs, seguidos por astrocitomas. As auras ocorreram em ambos os grupos, sendo a sensação epigástrica a mais comum. Outros achados tais como mioclonias, parada comportamental e vômitos foram mais freqüentes em crianças. Atividade epileptiforme e não epileptiforme temporal, principalmente unilateral, foi encontrada nos dois grupos. Atividade epileptiforme extra temporal (frontal, parietal, central, occipital e generalizada) foi também igualmente detectada em ambos os grupos.CONCLUSÃO:
Crianças e adultos com epilepsia do lobo temporal secundária a lesões tumorais apresentam padrão eletrencefalográfico semelhante.
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Asunto principal:
Lóbulo Temporal
/
Neoplasias Encefálicas
/
Epilepsia del Lóbulo Temporal
Tipo de estudio:
Diagnostic_studies
/
Observational_studies
/
Risk_factors_studies
Límite:
Adult
/
Child
/
Female
/
Humans
/
Male
Idioma:
En
Revista:
Arq. neuropsiquiatr
Asunto de la revista:
NEUROLOGIA
/
PSIQUIATRIA
Año:
2006
Tipo del documento:
Article